quarta-feira, janeiro 31, 2007

Se o Soclates vem pla cá...

... adeus que nós vamos pla lá!

«O acto sexual é para ter filhos»

Agora que temos novo referendo sobre a IVG aí vai o poema de Natália Correia para recordarmos...

«O acto sexual é para ter filhos» - disse na Assembleia da República, no dia 3 de Abril de 1982, o então deputado do CDS João Morgado num debate sobre a legalização do aborto.

A resposta de Natália Correia, em poema - publicado depois pelo Diário de Lisboa em 5 de Abril desse ano - fez rir todas as bancadas parlamentares, sem excepção, tendo os trabalhos parlamentares sido interrompidos por isso:

Já que o coito - diz Morgado -

tem como fim cristalino,

preciso e imaculado

fazer menina ou menino;

e cada vez que o varão

sexual petisco manduca,

temos na procriação

prova de que houve truca-truca.

Sendo pai só de um rebento,

lógica é a conclusão

de que o viril instrumento

só usou - parca ração! -

uma vez. E se a função

faz o órgão - diz o ditado -

consumada essa excepção,

ficou capado o Morgado.

( Natália Correia - 3 de Abril de 1982)

Recebido por mail

Gentileza escutas telefónicas "Telepafunciomovel"

Ei! Chignês! Quegues mãozinhas? Mãozinhas!
Sou pgimeigo ministgo de Pogtugal, pois.

Sim paga negociag covogsco, chinegneses.
Ah, tá bem... já compgagam Pogtugal?

Falem aqui com o senhog ministgo dos negócios estgangeigos Luís Amado...
O quê?!!! Dá agzag?

Pergunta da noite:

O que seria do negócio da China sem nós?

terça-feira, janeiro 30, 2007

Nova Iorque contra a guerra do Iraque...

Nova Iorque, 27/01/2007

Até o Professor Marcelo...

Vendem-se galos de Barcelos...


- E agora, José, a quem vendemos os galitos?
- Olha, Aníbal, se quiseres podes ficar com os meus que eu cedo-tos bem baratinhos!
- E se eu te fizesse antes uma OPA?
- Ai sim, faz faz, vamos os dois unirmo-nos, criarmos uma multi... mas não nacional!

- Na Indía!

- Não, na China.

- Pronto, na Índia... e na China, temos que ter ambição!
- Não achas que são galos de Barcelos a mais?
- Tens razão, temos que estudar melhor esta parte do negócio.
- Quem quer o galo?
- Quem compra o galo?
- Olh'ó desconto!
- Está em promoção!





segunda-feira, janeiro 29, 2007

Balanço de Actividades

Participei no outro fim de semana num encontro em defesa da escola pública na qualidade de encarregada de educação e também como ex-professora provisória (2 anos de experiência a leccionar um horário completo mais 5 horas extraordinárias). Participei também como alguém que acompanhou todo o processo da luta pelo não pagamento de propinas no ensino superior e que, depois de 10 anos ausente, retomou o curso que estava a meio e concluiu a licenciatura já numa fase em que se pagava propinas mas não se viam quaisquer melhoramentos.

Que professores encontrei lá, nesse encontro, a defender o ensino público? Apenas professores aposentados ou reformados. Foi com alguma tristeza que constatei que eram estes que davam a cara a defender o que outros deviam estar a defender. Houve muitos no activo que eram para estar presentes e no fim não apareceram. Diz-se que cada vez há mais gente que não se quer envolver nestas lutas. Quando acordarem será talvez tarde demais!

Este fim de semana fui a uma discussão sobre o Plano Baker organizada por um pequeno partido. Desta vez estavam lá mais alguns jovens a participar e encontrei por lá várias pessoas que como eu não eram militantes mas que também acreditam que é na discussão dos problemas que se torna possível encontrar saídas para eles.

Amanhã irei gravar a uma rádio um texto em defesa do SIM no referendo da Interrupção Voluntária da Gravidez porque acho uma farsa que se pretenda deixar tudo como está e que uma lei caduca possa continuar a incriminar mulheres que em momentos difíceis das suas vidas escolheram optar por essa solução.

Como vêem, faço o que posso para me manter activa. O blog tem andado um pouco abandonado, quase só servindo de suporte para lançar estes desafios à participação. Gostaria de ter tempo para escrever um conto para pôr no Conto Livre, mas confesso que tenho andado sem inspiração para voos mais artísticos.

O que me custa mais disto tudo é não ter visitado tanto os vossos blogs quanto gostaria. Mas os meus dias começam bem cedo e as minhas noites prolongam-se muito mais do que seria aconselhável para a minha saúde. Há alturas em que basta sentar-me um pouco depois do jantar para cair instantaneamente no sono dos justos.

Peço-vos pois alguma paciência em relação à minha pessoa, que nem sempre sabe gerir da melhor forma as suas presenças e ausências. Saibam que quando às 2:40 a.m. dou por mim a sentir que o tempo não me rendeu porque não vos visitei, fica sempre uma sensação de vazio que só as poucas horas de sono conseguem dissipar.

Desejo-vos a todos uma boa semana!

domingo, janeiro 28, 2007

A Cows Parade da Câmara Municipal de Lisboa

A corrupção alastra-se qual doença das vacas loucas
Salve-se a cidade destes seres ruminantes
devoradores dos dinheiros públicos

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Só embarca quem quer...

Naufrágio do Bolama: Cavaco Pôncio Pilatos

Cavaco Pôncio Pilatos
lava as mãos na própria água que meteu
quando era 1º. Ministro


Joaquim Piló, do Sindicato Livre dos Pescadores, esperava mais e diz que o Presidente da República “não pode lavar as mãos como Pôncio Pilatos”.

“Acho que era dever do Sr. Presidente da República fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para trazer o navio ao cimo da água, para saber o que aconteceu e se morreram todas as pessoas naquele dia. Temos dúvidas se morreram todos”, afirma Joaquim Piló.

Fonte: Renascença
http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=23&SubAreaId=79&ContentId=194722

Petição TLEBS já foi entregue. Experiência pode vir a ser suspensa nos próximos dias

Congratulo-me pelo sucesso da Petição contra a experiência TLEBS!
Reproduzo aqui na íntegra o mail confirmativo da entrega da petição e dos seus efeitos imediatos:

Meus caros,

A petição contra a experiência TLEBS foi hoje entregue ao dr. Jaime Gama, Presidente da AR, à Dra Suzana Toscano, assessora para a Educação da Casa Civil do Presidente da República , à recepcionista da Residência Oficial do Senhor Primeiro-ministro (não estava ninguém disponível para receber a petição...) e ao Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. Jorge Pedreira.

Foi-nos transmitido pelo sr. Secretário de Estado que a decisão de suspender a experiência pedagógica e retirar a TLEBS das escolas estará já tomada e que a sua publicação em Portaria estará por dias. A ser assim, pode ser uma vitória em toda a linha, no respeitante ao que pedimos na alinea a) da Petição: A suspensão imediata da implementação da experiência pedagógica TLEBS e da legislação que lhe deu origem e a regula: Portarias n.º 1488/2004, de 24 de Dezembro e n.º 1147/2005, de 8 de Novembro e demais legislação aplicável;

As 8.132 assinaturas da petição terão surtido efeito!

Há no entanto que aguardar pela publicação da dita Portaria em Diário da República, nos próximos dias, ao que nos foi dito.

Ficam ainda pendentes as alineas b) e c) da Petição.

Penso que podemos ter motivos para festejar, a breve prazo.
Obrigado a todos, mais uma vez.

Abraços
José Nunes

p.s.: a entrega da Petição foi objecto de reportagem pela TVI, SIC e LUSA. Penso que passam esta noite nos telejornais das 20H

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Ciclo de Debates: PARTICIPA!

Partido Operário de Unidade Socialista

Secção Portuguesa da IVª INTERNACIONAL

Local:
Sede do POUS

Rua de Santo António da Glória, nº 52 B, cave C, 1250 – 217 Lisboa

O POUS vai organizar um ciclo de debates sobre temas cruciais sobre o que se passa no mundo e, nomeadamente, no movimento dos trabalhadores.

O primeiro debate, sobre o chamado Plano Baker, realiza-se no próximo dia 27 de Janeiro.

Participa e traz outro amigo também!...

--------------------------------------------------------------------------------------------

1º. Debate (27 de Janeiro, às 16 h):

A política do imperialismo, expressa no Relatório Baker

Trata-se de um documento elaborado por uma Comissão constituída por senadores do Congresso dos EUA, tanto do Partido Democrata como do Partido Republicano.

Esse relatório apresenta uma análise de toda a política externa dos EUA – sujeita a dificuldades crescentes e a uma grande incerteza, sobretudo na intervenção militar no Iraque – e conclui com a proposta de uma estratégia para a continuação dos objectivos definidos pela Administração americana presidida por Georges Bush.

A sua análise permite-nos responder a importantes questões:

- Tem algum destes 2 partidos – o Democrata ou o Republicano – uma saída para estabilizar a situação no Iraque?

- Que repercussões está a ter a guerra no Iraque na vida interna dos EUA?

- Precisa o imperialismo americano de um apoio e comprometimento activos dos governos dos outros países, em particular dos da União Europeia?

- Que consequências tem esta guerra para a vida de todos nós?

- Quem poderá abrir uma saída de paz?


TLEBS: alteração à entrega da petição e debate na RTP-n

Transcrevo na íntegra o mail que me foi enviado pelo primeiro subscritor por conter alterações ao horário da entrega da petição e outras informações úteis para quem deseja compreender por que ainda há quem defenda a TLEBS!

«Caríssimos,

A petição vai ser entregue pessoalmente ao senhor Presidente da Assembleia da República.
Assim sendo, houve um ligeiro ajuste no horário previsto: a entrega na A.R. será feita às 10H da manhã.

A "volta" completa será:

26/01/2006 - Entrega da Petição Contra a Implementação da Experiência Pedagógica TLEBS
10H00 - Senhor Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama, pessoalmente - Palácio de S. Bento
11H00 - Senhor Presidente da República - Palácio de Belém
12H50 - Senhor Primeiro-ministro - Residência Oficial do Primeiro-ministro
14H00 - Senhora Ministra da Educação - Ministério da Educação

Estamos agora com 8055 assinaturas.
Esta noite há debate sobre a TLEBS, na RTP-N, às 23H. Convidados: Professora Maria Alzira Seixo e Dr. João Costa*

Abraços
JN

* Acaba de ser revelado que o Dr. João Costa, um dos dois nomeados pelo Ministério para a Comissão de Revisão da TLEBS é o consultor cientifíco de uma Gramática que já inclui a TLEBS, editada pela Lisboa Editora, onde surge com o nome "artístico" de João M. Marques da Costa. Tem portanto interesse económico no que vai avaliar. Brilhante, no mínimo... Sem esquecer que é também marido de uma das co-autoras da TLEBS, conforme explicou brilhantemente o Professor João Andrade Peres, no artigo do Expresso, de sábado passado (online em http://ciberduvidas.sapo.pt/controversias.php?rid=604)

link para a capa: http://www.lisboaeditora.pt/catalogo/biblio/gifs/02677.gif
link para a página da editora:
http://www.lisboaeditora.pt/ficha.asp?id=2677 »

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Não à TLEBS!

Eu já assinei. E vocês?
A Petição vai ser entregue amanhã , quinta-feira, dia 25-01-2007, às Entidades destinatárias. Vai ser requerido o respectivo debate parlamentar na A.R.

Leia aqui o comunicado enviado à Lusa e outros orgãos de comunicação social, a propósito da entrega da petição:

Comunicado de Imprensa
Petição Contra a Implementação da Experiência Pedagógica TLEBS - http://www.ipetitions.com/petition/contratlebs

Cascais, 24/01/2007

Venho, na qualidade de 1º Subscritor da Petição supra mencionada, comunicar que:

A Petição Contra a Implementação da Experiência Pedagógica TLEBS irá ser entregue amanhã, dia 25-01-2007, às Entidades destinatárias ou a quem por elas nomeadas, de acordo com o horário abaixo:

11H00 - Senhor Presidente da República, Palácio de Belém
11H50 - Senhor Presidente da Assembleia da República, Palácio de S. Bento, requerendo o respectivo debate parlamentar.
12H50 - Senhor Primeiro-ministro, Residência Oficial do Primeiro-ministro
14H00 - Senhora Ministra da Educação, Ministério da Educação

A Petição tem já mais de 8.000 assinaturas e ficará disponível para assinatura até às primeiras horas de quinta-feira, dia 25.01.2007, em http://www.ipetitions.com/petition/contratlebs

A petição, iniciativa de um conjunto de pais, entrou on-line no passado dia 14.12.2006 e pede a suspensão imediata da experiência pedagógica TLEBS - Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário.

A TLEBS é um conteúdo experimental, introduzido de modo obrigatório e generalizado no Ensino Básico e Secundário, que carece de validação cientifica e pedagógica, que encerra erros científicos graves e usa os alunos como cobaias de validação.

O Ministério da Educação já veio dizer que a experiência é para manter até 2009 e que 2007 e 2008 serão anos de "revisão". Entretanto a TLEBS continua nas salas de aula e os alunos continuarão a ser avaliados pelo que sabem da nova Terminologia.

As Portarias TLEBS estão em vigor, não foram suspensas. O ponto 4 da Portaria nº 1147/2005 de 8 de Novembro, que alarga a experiência TLEBS a todo o universo de escolas do Ensino Básico mantém os seus efeitos.

A TLEBS, como qualquer conteúdo experimental no Ensino Básico e Secundário, levanta sérias dúvidas quanto à sua constitucionalidade. Direitos consagrados na Constituição podem estar a ser violados, nomeadamente no tocante à igualdade de oportunidades na aprendizagem: estas crianças têm o direito a terem uma educação válida e validada; entendo que o erro cientifico na Escolaridade Obrigatória pode ser inconstitucional. A TLEBS tem erros científicos graves, já provados pelo Professor Catedrático João Andrade Peres - ver em http://jperes.no.sapo.pt/peres_elementos_tlebs.htm

A petição pede também "O fim das experiências pedagógicas não autorizadas em crianças": em Janeiro de 2007, um governo português, democraticamente eleito, faz uso de uma lei do "Estado Novo", assinada por Salazar e Thomaz em 1967 (o DL 47 587 de 10-3-67), ainda em vigor, para validar o direito a não ter que pedir autorização aos pais e encarregados de educação para que os seus filhos integrem experiências baseadas em conteúdos experimentais - como a TLEBS - na Escolaridade Obrigatória.

A petição pede ainda
"Um Ensino de qualidade, científica e pedagogicamente válido e validado ".

Foram 28 os Professores Catedráticos que subscreveram a Petição, dos quais 4 são Catedráticos de Linguística, as pessoas que em Portugal mais sabem da matéria em questão: os Professores Catedráticos Elisabete Ranchhod, da Universidade de Lisboa, João Andrade Peres, da Universidade de Lisboa, Jorge Morais Barbosa, da Universidade de Coimbra e Decano dos Linguistas em exercício na Universidade Portuguesa, Maria Raquel Delgado-Martins, da Universidade de Lisboa.

A Petição está on-line em http://www.ipetitions.com/petition/contratlebs


José Nunes
1º Subscritor da Petição Contra a Implementação da Experiência Pedagógica TLEBS on-line em http://www.ipetitions.com/petition/contratlebs





Blog Widget by LinkWithin