sábado, setembro 12, 2009

Dia Mundial da Alfabetização (8/Setembro)


Comemorou-se dia no passado dia 8 de Setembro o Dia Mundial da Alfabetização

Instituído em 1970, sob a égide da UNESCO, por cá, este ano, poucos ecos teve...


Números (negros) do Relatório Mundial de Alfabetização da UNESCO (2003):

- Portugal é um país com cerca de 1 milhão de analfabetos. Por concelho, lidera a Idanha-a-nova (Distrito de Castelo Branco) com 32,1% de analfabetos.

- Em matéria de combate ao analfabetismo estamos com 76 anos de atraso em relação à média dos países europeus e com 100 anos em relação aos EUA.

- Da população alfabetizada, 48% são analfabetos funcionais.


Não obstante, os vários governos/ME - violando grosseiramente preceitos constitucionais basilares - foram asfixiando paulatinamente o Plano Nacional de Alfabetização e destruindo o Ensino nocturno para adultos, e particularmente este último governo, o do "engenheiro", encerrando criminosa e alegremente milhares de escolas do 1º CEB, por todo o castigado interior do país (assim é recuado para os tempos da "Manhã Submersa", de Vergílio Ferreira) e, mercando depois terrenos e edifícios, esbulhados, em tantos casos, às populações que os tinham construído sem apoios estatais, somente com o suor do seus humildes rostos.

Enquanto isso vegetam, fruto também destas macropolíticas suicidárias, anti-educativas e anti-nacionais, 35 mil colegas nossos no desemprego mais incompreensível e mais abjecto...
Paulo Ambrósio

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin