sexta-feira, março 31, 2006

Cafés de Lisboa

Vá-Vá
(Av.EUA)
O Vá-Vá, conhecido nos anos 60 por «ninho de lacraus» era o café onde se reuniam os realizadores do novo cinema português, como João César Monteiro, Fernando Lopes, Paulo Rocha, Cunha Telles, Pedro Vasconcelos ou Alberto Seixas Santos.

O crítico Lauro António, morador no mesmo edifício e outro dos seus assíduos frequentadores tem um sonho: encher as suas paredes de fotografias dos mitos da 7ª. arte.

A verdade é que cineatas, artistas, intelectuais pontificavam no Vá-Vá nos aos 60 e 70. Quem ainda o frequenta, quando passa por Lisboa é o filósofo Eduardo Lourenço e a escritora Lídia Jorge (antiga professora da Escola Secundária Rainha Dona Leonor).

Da sua decoração original resta apenas um magnifico conjunto de azulejos da pintora Menez, datados de 1958, mas em adiantado estado de degradação. Ainda há bem poucos anos um deles foi salvo da destruição por um cliente, que se indignou com um empregado que nele tencionava pendurar um pindérico relógio vermelho.

É hoje difícil de imaginar que o Vá-Vá foi em tempos um dos mais requintados cafés de Lisboa. Impressão que agora está longe de provocar. O que nele actualmente predomina é o mau gosto e o abandono generalizado, comum aliás a todo o Bairro de Alvalade.

O Vá-Vá do Sr.Petrónio

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin