terça-feira, maio 30, 2006

Portugal -- disneylândia da agiotagem institucionalizada, vulgo "banca"


Lucros do Banco Popular crescem 21% em Portugal (durante o primeiro trimestre de 2006)

O resultado consolidado do Banco Popular no primeiro trimestre de 2006 foi de 14,186 milhões de euros em Portugal, contra 11,746 milhões no período homólogo do ano passado, anunciou o grupo espanhol em comunicado à CMVM.

O resultado consolidado do Banco Popular no primeiro trimestre de 2006 foi de 14,186 milhões de euros em Portugal, contra 11,746 milhões no período homólogo do ano passado, anunciou o grupo espanhol em comunicado à CMVM.

Em Portugal o crescimento foi assim de 20,8%, superando o aumento de 15,1% - para 245,5 milhões de euros – registado em Espanha. (in Jornal de Negócios)
-----------------------------------------------------------
Ora aqui está um negócio lucrativo. Para os bancos definitivamente não há crise. Dantes este negócio chamava-se agiotagem e era condenável. Agora chama-se “negócio da banca” e cada vez se revela mais lucrativo. Nós, os consumidores, temos os bens. Eles, os bancos têm o dinheiro, dão-nos uma coisa fictícia chamada crédito e nós adquirimos mais bens, pois estes são mais “palpáveis” do que todo o crédito e ficamos eternamente a dever-lhes os nossos ordenados mais um dinheiro que não temos a que chamam juro. Portugal é hoje uma disneylândia bancária. Nisto é que nós somos bons, a metermo-nos em dívidas, somos aliás dos melhores. Aqui anda tudo teso, tudo em crise e, no entanto, por ironia do destino, somos bons clientes desse negócio da banca. Cada vez nos endividamos mais, cada vez os lucros da banca são mais promissores, cada vez vale mais investir nesta agiotagem que é Portugal a entristecer. Eles são os agiotas institucionalizados, nós somos os idiotas endividados. Só não somos de todo idiotas porque vivemos muito além das nossas possibilidades, pensas tu. Não estará mal pensado, mas só enquanto eles quiserem jogar esse jogo do deve e toma lá mais para pagares o que deves e para deveres sempre e ainda mais do que lhes continuas a dever e a pagar sempre, e cada vez mais. Pedes-lhes mais, também queres ter tudo como os tipos dos anúncios. Só não és tão idiota porque conseguiste passar por esta vidinha sem deixares de ser um dos poucos privilegiados neste mundo que assistirá ao mundial num sistema plasma xpto topo de gama que poderá dar aos teus olhos a possibilidade de veres em grande Portugal a ser campeão mundial de futebol. És português, tudo vale afinal o preço da tua felicidade. E se Portugal não for campeão, vai doer-te mais a pagar?

2 comentários:

Alien David Sousa disse...

Ó se vai!!!!

Anónimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

Blog Widget by LinkWithin