domingo, outubro 01, 2006

Vida Política de Dona Dondoca - I Episódio

Afazeres para amanhã:
- Ligar para a Câmara Municipal de Oeiras para falar com a pessoa responsável pela Educação e perguntar-lhe o que se passa com as Actividades de Enriquecimento Curricular na escola dos meus filhos;

No dia 18/09, quando as aulas começaram, tudo parecia correr às mil maravilhas, tudo conforme o previsto pela Maria de Lurdes Pilatos. A escola parecia estar apta a “oferecer este serviço” aos alunos do 1º. Ciclo. Apesar de estranho, era pegar ou largar. Quem quisesse assinava um papel a dizer que sim. Os que não quisessem ficavam sem o pacote Educação Física, Música, Inglês e Sala de Estudo, actividades indispensáveis que deveriam antes constar do horário lectivo obrigatório.
Com o pomposo nome dado aos vulgares “prolongamentos” de “actividades de enriquecimento curricular” se matavam assim, pelo menos, duas disciplinas básicas de uma cajadada – Educação Física e Música – e ainda mais outra prometida pelo nosso Pinóquio, digo, pelo nosso primeiro, o apregoado Inglês. Bem, até aí nem tudo estava perdido. Estava decidido: escolher o prolongamento, embora não fosse minha intenção este ano. Nesse dia glorioso trouxe para casa um precioso papel que afirmava assertivamente: “as actividades (…) serão asseguradas”.
Eis senão quando no dia 20 recebo um “comunicado” dizendo: “ainda não é possível oferecer aos alunos a actividade de música…”, sem mais explicações.
Esta actividade era intercalar e as crianças ficaram na escola à espera da actividade seguinte. Embora a escola tenha emitido um papel em que diz se responsabilizar pelos alunos que aceitaram a "oferta" do prolongamento até às 17:15, hora a que termina a escola, parece que não têm pessoal disponível para acompanhar os meninos. Que andaram para lá ao deus dará e algumas das mãezinhas souberam que os seus filhos não tiveram as aulinhas e para eles não houve "aulas de substituição".
Aquilo não deve ter corrido pelo melhor e passados poucos dias mandaram mais um papelinho, o tal cujo assunto me levará amanhã a telefonar para a CMO e que ameaça suspender as actividades.
E a Ministra que estava tão certa de que tudo ia correr tão bem, que ela descalçava esta bota dos prolongamentos, as escolas descalçavam a mesma bota, e as câmaras municipais, haviam de ir para a frente, resolver o problema das botas. Elas que arranjassem tempo e dinheiro para tratar desses assuntos que ela lavava daí as suas mãos.
Pois a senhora ministra esqueceu-se de que pessoas de confiança e que se mostram sempre disponíveis, pessoas que comparecem nas assembleias para resolver as coisas que prometeram resolver e que raramente dizem ter a agenda muito preenchida, como o senhor Isaltino Morais, são as pessoas à frente das Câmaras, pessoas que se premeiam de um poder absoluto, capazes de assumir eles mesmos vereações da educação em vez de entregá-las a outros incompetentes, pessoas multifacetadas de quem se espera que venham a resolver este problema enquanto tudo segue bem com as construtoras e as cimenteiras a lançar os seus tentáculos sobre o nosso burgo. Por isso a ministra não se preocupou mais, e foi para banhos e até ligou ao Sócrates dizendo-lhe como tinham sido hábeis a resolver aquela maçada dos prolongamentos.
- “Prolongamentos” não, cara colega, “Actividades de Enriquecimento Curricular”, não se esqueça que assim soam muito melhor e já não se volta a enganar para a próxima…”

Veja nos próximos episódios o desenrolar de mais um drama da vida escolar dos nossos filhos. Será que da CMO vão atender a chamada? Será que vai passar aquela música? Irá Isaltino Morais ele o próprio que virá ao telefone? Ou será que a nossa mãe muda de estratégia e envia uma carta registada e com aviso de recepção para a Vereação da Educação da CMO? E a escola?
Será mesmo assim obrigada a assegurar a segurança das crianças? E nos entretantos? Partirão elas com uma bolada o placard que levou dois anos a ser conquistado pela Associação de Pais?
Não perca as respostas a todas estas questões nos próximos episódios da novela
Vida Política de Dona Dondoca
Poderá participar no concurso enviando os seus palpites para opafuncio@gmail.com.
PRÉMIOS SURPRESA*** PRÉMIOS SURPRESA***PRÉMIOS SURPRESA
para quem acertar!
CONCORRA!

2 comentários:

Kaos disse...

Eu concorro já aqui. Se ninguém disser nada, a coisa fica como está, se alguns encarregados de educação refilarem, levam uma resposta de que vai ser, mas talvez, se for posiivel, amanhã, quem sabe, logo se vê...Se os encarregados de educação trancarem a escola a cadeado e chamarem as televisões a coisa resolve-se em dois tempos.
bjs

Anónimo disse...

querida Dondoca...eu aqui na provincia tive o mesmo problema...e o que me salvou foi foi que os menimos cá são poucos e já se colocou agua na fervura...mas uma coisa eu te garanto: ninguem vai resolver nada pelo Sr. Isaltino Onipotente e Onipresente...acaba tudo como está e se não metermos cadiados como disse o Kaus...nada vai ser feito...sou até capaz de ir ai ajudar vcs....é só marcar a data ....
jinhos

Blog Widget by LinkWithin