segunda-feira, outubro 02, 2006

Vida Política de Dona Dondoca - II Episódio

Dona Dondoca levou toda a manhã aterefada. Ela sabia que tinha uma missão a cumprir para a qual tinha que arranjar um tempo para se sentar em frente ao computador. Não se apressou, porque já não tinha idade para ansiedades; a única coisa que achou importante manter foi a determinação. Não sabia quando iria ser possível realizar a missão. Mas sabia que não queria desistir dela. Chegado o momento certo ela sentou. Começou por perscrutar a net para chegar à página da CMO que logo abriu. Não pôde deixar de escapar um sorriso ao rever o anúncio animado ao SATU. Sim naquele tempo do Marquês de Pombal o SATU teria feito tanto sentido... Facilmente chegou à informação pretendida: CMO/CORREIO/EDUCAÇÃO, o que significa que o site cumpriu a sua função, o que em Portugal é um elogio. Obteve o telefone da pessoa responsável por assuntos de educação.
A curiosidade resolveu-a a fazer a chamada telemóvica. Tocou, tocou, tocou, tocou, tocou,…
Alguém atendeu e era uma pessoa cujo destino era ouvir uma grande parte da história antes de encaminhar a chamada para um doutor, a pessoa certa.

(Começa a música: a Primavera das Quatro Estações do Vivaldi – e já nem era o Dia da Música, só que há sítios em que sempre nos dão alguma música…)

A mesma senhora voltou a falar, o doutor tinha saído para uma reunião. Voltou à carga cada vez mais entusiasmada com a sua intuição para estas coisas. Voltou a contar toda a mesma história, agora com mais pormenores, alguns escabrosos. Meteu o assunto da segurança das crianças, da deficiente vigilância da escola, dos montes escarpados onde rebanhos de crianças pequenas brincam descuidadas aos cabritos monteses enquanto falta o pessoal das Actividades de Enriquecimento Curricular. Mas eis que foi aconselhada pela sensata receptora a mandar um mail explicando toda a situação. Sim, podia ser para aquela doutora, a mesma que dava a cara como responsável, para quem os mails eram automaticamente encaminhados. Achou o melhor e agradeceu o bom conselho.
Logo começou Dona Dondoca escrevendo empolgada o texto que se segue, na sua senda para apurar responsabilidades. E é que nem se esqueceu de pedir deferimento.

Senhora Doutora fulana de cicrana

Sou encarregada de educação de um aluno do 3º. Ano do 1º. Ciclo na Escola Básica Integrada de Miraflores (Escola EB I de Miraflores). No início do ano lectivo foi dada aos pais a possibilidade de inscreverem os seus filhos nas Actividades de Enriquecimento Curricular. Dado que o “pacote” incluía a Educação Física, a Música e o Inglês – que considero indispensáveis – além da Sala de Estudo, inscrevi o meu filho nas referidas actividades não tendo sido informada na altura de quaisquer problemas com as mesmas. Acontece que no dia 20/09 veio um Comunicado para casa avisando que não era ainda possível oferecer a actividade de Música. Como esta actividade funciona num horário intercalar, as crianças ficaram na escola sem que lhes tivesse sido oferecida outra actividade de substituição até que este problema fosse resolvido, o que surpreendeu os pais dado ao facto de existir um deficit de vigilância numa escola que é grande, que oferece pouca segurança aos alunos de 1º. Ciclo ali integrados e que dispõe de pouco pessoal auxiliar vocacionado para lidar com crianças deste baixo nível etário. Com efeito, no final da semana passada veio para casa para os pais assinarem uma nova Informação que responsabiliza a Câmara Municipal de Oeiras pelas Actividades de Enriquecimento Curricular, informando que “a maior parte das actividades não têm sido asseguradas”, que “os alunos têm ficado na Escola à guarda de professores e funcionários para além do seu horário” e que a situação, caso se mantenha “torna-se insustentável” pelo que estas actividades poderão vir a ser suspensas.
Outros pais já se mostraram preocupados por saberem que os seus filhos andam pela escola um pouco desacompanhados e também porque os pais, na sua maioria, são trabalhadores e contaram com a oferta destes tempos lectivos por parte da escola não tendo a vida organizada de forma a poderem ter os filhos consigo durante esse horário laboral.
Servindo um pouco como porta-voz de outros pais que se mostraram inquietos face a este contratempo inesperado, venho rogar a V. Exa. que me informe em que situação se encontra esta questão da contratação de pessoal por parte da CMO, no sentido de que as AEC possam vir a ser prontamente asseguradas, uma vez que, como deve V. Exa. compreender, a sua suspensão em muito prejudicaria a vida profissional dos pais e o enriquecimento curricular dos alunos.

Envio os melhores cumprimentos.

Pede deferimento

E amanhã? Terá ela uma resposta no seu mail? E que resposta será essa? E se não houver resposta, que música ouvirá enquanto aguarda? Será que desta vez terá que contar toda a história ao tal doutor das reuniões?

E que novo papel encontrou ela na mochila do filho? Como irá enfrentar a nova manobra da escola que retirou da oferta do pacote a última meia hora de actividades. Será que os pais vão largar os seus empregos para ir buscar as crianças às 17:00h? Será que a Ministra da Educação já sabe que a lei não está a ser cumprida no que toca a horários? Descubra quem é o responsável por esta brilhante solução das crianças pouparem nos intervalos para saírem mais cedo: a pérfida Presidente do Conselho Executivo da escola? A CMO?

Não perca as respostas a estes enigmas nos próximos episódios de

Dona Dondoca nos meandros da pólis

2 comentários:

Luiz Carlos Reis disse...

Certamente Kaótica, vejo somente intolerância. A falta de representatividade e consciência políticas tem contaminado e espoliado a política de modo geral
Vou acompanhar a novela...rsrsrs
Abraços do Oficina.

Kaos disse...

Também eu vou acompanhar esta novela feita de determinação, coragem e sobretudo de muita paciência. Em que episódio vai tudo começar à estalada? Via aparecer aquela Sra da SIC? Haverá carga policial?
Já estou a roer as unhas enquanto espero.:)
bjos e boa sorte para a Dona Dondoca

Blog Widget by LinkWithin