quarta-feira, novembro 29, 2006

Errro de Português

Retrato de Oswald de Andrade. Tarsila do Amaral 1922


Errro de Português [Oswald de Andrade]

Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.

6 comentários:

Outsider disse...

Não conhecia este autor. Já aumentei a minha cultura. É por isso que gosto tanto dos blogs, todos os dias aprendo coisas novas.
Beijos.

José Pires F. disse...

E esse despir teria sido deveras complicado, já que, naquela época, o enfarpelamento na Europa era grande moda. Mas teria sido bonito, se não lermos só por ler e lermos lendo, o significado contido.

Muito bom.

Grande abraço.

Rui Martins disse...

bem que suou e lutou Vieira e os comfrades jesuítas no Brasil pelo Índio e contra os abusos que eles foram vítimas...

imensamente mais felizes e completos que os europeus, valeu pelo menos a estes (portugueses) não terem sido tão sacanas e cruéis como castelhanos, mesmo ali ao lado, nem tão exploradores e sistemáticos com os ingleses e americanos bem mais para norte...

Kaotica disse...

Outsider

Ainda bem que este blog também contribui para que se aprenda algo de novo. Fico imensamente feliz e as tuas palavras dão-me sempre um grande incentivo a continuar. Obrigada.
Bjos!

Kaotica disse...

Piresf.

Eu pessoalmente gosto imenso do Oswald de Andrade, modernista brasileiro, que também tem romances interessantes principalmente pela qualidade da sua escrita cinematográfica. Gostei deste poema por ser pequeno e muito rico de significado.
Abraços!

Kaotica disse...

Rui Martins

Felizmente sempre houve uns portugueses bem intencionados para atenuar o carácter predador que todos os colonialismos sempre comportaram (e ainda comportam!)
Infelizmente em África não fomos tão suaves e também noutros sítios onde ofereceram resistência. Mas sem dúvida que houve outros bem piores que nós, que dizimavam para nem ter que negociar (e ainda os há!): A globalização: eis uma nova forma de colonização e de exploração cuja bíblia é o capital financeiro!
Abraço!

Blog Widget by LinkWithin