segunda-feira, janeiro 29, 2007

Balanço de Actividades

Participei no outro fim de semana num encontro em defesa da escola pública na qualidade de encarregada de educação e também como ex-professora provisória (2 anos de experiência a leccionar um horário completo mais 5 horas extraordinárias). Participei também como alguém que acompanhou todo o processo da luta pelo não pagamento de propinas no ensino superior e que, depois de 10 anos ausente, retomou o curso que estava a meio e concluiu a licenciatura já numa fase em que se pagava propinas mas não se viam quaisquer melhoramentos.

Que professores encontrei lá, nesse encontro, a defender o ensino público? Apenas professores aposentados ou reformados. Foi com alguma tristeza que constatei que eram estes que davam a cara a defender o que outros deviam estar a defender. Houve muitos no activo que eram para estar presentes e no fim não apareceram. Diz-se que cada vez há mais gente que não se quer envolver nestas lutas. Quando acordarem será talvez tarde demais!

Este fim de semana fui a uma discussão sobre o Plano Baker organizada por um pequeno partido. Desta vez estavam lá mais alguns jovens a participar e encontrei por lá várias pessoas que como eu não eram militantes mas que também acreditam que é na discussão dos problemas que se torna possível encontrar saídas para eles.

Amanhã irei gravar a uma rádio um texto em defesa do SIM no referendo da Interrupção Voluntária da Gravidez porque acho uma farsa que se pretenda deixar tudo como está e que uma lei caduca possa continuar a incriminar mulheres que em momentos difíceis das suas vidas escolheram optar por essa solução.

Como vêem, faço o que posso para me manter activa. O blog tem andado um pouco abandonado, quase só servindo de suporte para lançar estes desafios à participação. Gostaria de ter tempo para escrever um conto para pôr no Conto Livre, mas confesso que tenho andado sem inspiração para voos mais artísticos.

O que me custa mais disto tudo é não ter visitado tanto os vossos blogs quanto gostaria. Mas os meus dias começam bem cedo e as minhas noites prolongam-se muito mais do que seria aconselhável para a minha saúde. Há alturas em que basta sentar-me um pouco depois do jantar para cair instantaneamente no sono dos justos.

Peço-vos pois alguma paciência em relação à minha pessoa, que nem sempre sabe gerir da melhor forma as suas presenças e ausências. Saibam que quando às 2:40 a.m. dou por mim a sentir que o tempo não me rendeu porque não vos visitei, fica sempre uma sensação de vazio que só as poucas horas de sono conseguem dissipar.

Desejo-vos a todos uma boa semana!

7 comentários:

Kaos disse...

Receber as tuas visitas e os teus comentários é sempre agradavel, mas é certamente mais util para todos nós que apliques a tua energia em lutar por um país mais justo. Sentimos a tua falta, mas também saberemos esperar.
bjs e boa semana

tb disse...

Minha querida, melhor do que o kaos disse, não direi eu, mas quero dizer-te que gosto das tuas visitas e das tuas palavras, mas isto do blog é um obi que temos e fazemos não por obrigação, mas por prazer.
Participar na vida activa do nosso país tão necessitado, sobretudo pensando contribuir para que alguma coisa mude e na nossa optica, para melhor, é a melhor prenda.
Estou empanada do braço direito e ando na fisioterapia, o que me tem limitado também o acesso não apenas aos blogs amigos, como à net e mesmo no meu vou pondo uams coisinhas pequenas. Também eu ando a dedicar atenção a este movimento que precisa de ser engrossado e ter voz que seja ouvida.
Para o resto temos tempo. :)
Um grande beijo e um forte abraço
uma boa semana

rendadebilros disse...

Andas muito activa!Assim é que é!!!
Não te preocupes...O silêncio também é preciso, às vezes! Cuida-te!
Boa semana.

Kaotica disse...

TB
Desejo-te rapidas melhoras e agradeço-te do fundo do coração o teu comentário. Ah, poder fazer tudo por prazer e morrer depois disso como o mais comum dos mortais... Essa uma verdadeira sabedoria a enfrentar. A acção individual é tão reduzida que só quando todos agem em conjunto para um mesmo fim ela ganha sentido.
Os blogs são um prazer mas podem roubar o tempo a outros prazeres que não têm substituição.
Abraços!

Kaotica disse...

Renda

O silêncio é precioso quando desejado. É como um filho. Mas não pode ser um silêncio de mal-estar. Hoje em dia corre-se riscos por se permanecer em silêncio: se precisarmos da urgência de um hospital ela pode já não existir, desparecida, em silêncio. Não me parece que o momento seja de ficar em silêncio, quando formos para abrir a boca já não temos senão esse direito.
Abraços

Kaotica disse...

Kaos

O teu blog vale por muitas lutas. É lúcido e denuncia o que é risível. O humor é uma arma que obedece à pontaria das tuas análises e dos teus argumentos.
Abraços

Outsider disse...

Olá Kaotica.
Já vi que andas numa roda viva e deves estar cansadíssima. Não te preocupes com as visitas e descansa para depois poderes voltar em força. Também não ando com muita tempo para o blog, por isso só tem saído palhaçada mas também existem alguns posts em que não tenho conseguido evitar de falar e discutir acerca de um certo tema repleto de hipocrisias e demagogias...
Vê lá se descansas.
Beijos.

Blog Widget by LinkWithin