sexta-feira, março 23, 2007

Blog em Defesa da Escola Pública - PARTICIPE... antes que seja tarde demais!

A Comissão para a Defesa da Escola Pública criou um blog que tem como primeiro objectivo recolher testemunhos de todos aqueles que estão de alguma forma envolvidos no processo educativo e se empenham a defender um ensino democrático de qualidade.

escola-publica.blogspot.com

Este blog serve de apoio a uma iniciativa organizada por esta Comissão: realizar no dia 14 de Abril em Algés, no Teatro Amélia Rey Colaço, com início às 15:00h, um Encontro em Defesa da Escola Pública, aberto ao público.

Convidamos todos os cidadãos conscientes quer sejam professores, educadores, pais, alunos, auxiliares do processo educativo ou apenas cidadãos interessados em defender o direito a um ensino de qualidade que dê a todos as mesmas oportunidades a visitá-lo e a deixar nele os comentários que desejar.

Caso desejem contribuir com a vossa experiência educativa, prestar o vosso testemunho ou sugerir algum assunto a ser debatido no Encontro, podem mandar as vossas sugestões, textos ou notícias de interesse para este contacto. Caso não possam comparecer no Encontro pessoalmente, poderemos fazer chegar a sua voz a todos os participantes do Encontro e/ou aos visitantes do blog.

Toda a defesa é exercida em resposta a um ataque. Os serviços públicos estão a ser alvo de um ataque por parte do governo. Esta manobra não é original nem exclusiva do nosso governo. Por todos os países da União Europeia os mesmos ataques são feitos por meio de directivas que são para se aplicar na generalidade e para se fazer cumprir. As suas repercussões práticas são o fecho de maternidades e urgências médicas, o encerramento das escolas, a passagem subreptícia dos serviços públicos para empresas privadas, entre outras. O governo de Sócrates tem se mostrado competente a aplicá-las sem as pôr em causa, não atendendo às especificidades de um país cada vez mais empurrado para a cauda da Europa. Talvez seja o momento de repensarmos em conjunto até que ponto as políticas da União Europeia nos servem ou destroem. Todos os dias perdemos direitos conquistados. É chegada a altura de travar essa destruição. Só unidos num mesmo objectivo teremos a força suficiente para defender o que ainda resta do país de Abril.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin