sexta-feira, março 09, 2007

Bush - o desejado

La Nación (in Portugal Digital)

A perspectiva da chegada de Bush transformou São Paulo “em um cenário digno de Hollywood” na quarta-feira, segundo reportagem do diário argentino La Nación.

“Tropas do Exército nas ruas, uma frota de helicópteros de guarda, esquadrões de choque e de patrulhagem e franco-atiradores armados com fuzis preparados para acertar uma pessoa a um quilômetro de distância foram parte da nova ‘decoração’ da cidade”, relata o jornal.

A reportagem observa que o esquema de segurança mobiliza 4 mil homens das forças norte-americana e brasileira e que teve até mesmo um sentido ‘estético’, com a derrubada de um barraco que abrigava três famílias a poucos metros do hotel Hilton na zona sul de São Paulo, onde se hospedará Bush.

O jornal diz que a operação de segurança converteria muitas cidades menores em “verdadeiras cidades sitiadas” e que “plantará o caos” em São Paulo, apesar de “se diluir entre os seus 18 milhões de habitantes”.

“Durante mais de 20 horas, os motoristas terão que encontrar vias alternativas para seus trajetos diante do bloqueio de ruas que, para preservar os planos de segurança, não serão divulgados”, observa a reportagem, afirmando que o segredo sobre o itinerário e os horários da visita de Bush visa evitar a possibilidade de um ataque contra ele.

Agora pergunto eu: como é que um dirigente mundial de um país tão bem intencionado em fazer chegar a todo o mundo a Democracia precisa assim de toda esta segurança? Como pode um ser tão religioso, tão cristão, tão guiado por Deus como ele ter assim tanto medo de morrer, de ir pelos ares, alcançando assim mais merecidamente o reino dos céus? Por que precisa de se proteger tanto uma criatura assim tão desejada pelo mundo fora?

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin