Já se encontra On Line um Boletim especial do Encontro em Defesa da Escola Pública de 14 de Abril Nele podem ser lidas todas as intervenções dos participantes. Leia o Boletim integralmente
aqui.
Ø Carmelinda Pereira
(em nome da Comissão Organizadora do Encontro)
Ø António Castelo – Dirigente da FERLAP
(Pais e encarregados de educação – componente imprescindível na defesa da Escola Pública)
Ø Carlos Chagas – Presidente do SINDEP
(A situação dos trabalhadores do ensino)
Ø Maria do Carmo Vieira – Professora
(Em defesa da dignificação da língua portuguesa)
Ø Santana Castilho – Professor e cronista do Público
(A ofensiva contra os serviços públicos e os professores)
Ø André Yon – Professor e sindicalista francês
(França: um exemplo da situação do
ensino noutro país da União Europeia)
Apresentação do boletim
Esta publicação constitui um número especial do boletim da Comissão de defesa da Escola Pública, no qual se publicam as intervenções feitas no Encontro realizado no passado dia 14 de Abril.
Trata-se de diferentes formas de abordagem da situação do Ensino público em Portugal, de acordo com os princípios da Comissão que o organizou de respeitar a pluralidade de opiniões.
Nestas intervenções, pode destacar-se grande inquietação de todos os intervenientes, perante as consequências das políticas que têm sido levadas a cabo por sucessivos governos, acentuadas de forma gritante pelo governo de José Sócrates, em contradição completa com sentido do voto da maioria do povo português que colocou o PS em maioria absoluta na Assembleia da República. Foi também identificado, sobretudo pelo professor sindicalista francês, a fonte das políticas postas em prática por cada governo subordinado às políticas da Comissão Europeia, como dispositivo central de um sistema económica cuja sobrevivência exige a destruição da Escola pública, dos serviços públicos e das próprias nações.
A Comissão encontra-se a organizar um novo encontro que, para além do salutar convívio lúdico, terá como objectivo realizar em conjunto um balanço das actividades desenvolvidas pela Comissão para a Defesa da Escola Pública e encontrar as novas linhas de acção para os próximos meses. Em breve encontrarão aqui todas as informações necessárias, como a data, o local e a hora.
Entretanto não se esqueça de assinar e divulgar, se ainda não o fez, a Carta aos Deputados do PS que resultou deste encontro, a qual já se encontra On Line. Desta forma será mais fácil alcançar o objectivo de reunir um número mínimo de 500 assinaturas. Obrigada.
Sem comentários:
Enviar um comentário