terça-feira, janeiro 22, 2008

O Triunfo do Porcos (Animal Farm) contado às crianças

Aqui há umas semanas atrás recebi um convite da escola dos meus filhos para se algum pai/mãe se quisesse disponibilizar para ir à escola, falar a uma turma num livro da sua juventude. Achei a iniciativa interessante e também a atitude de levar os pais à sala de aula. Não sei qual foi o nível de participação mas, pela minha parte, resolvi aceder ao convite. Logo na altura o primeiro livro que me veio à ideia foi o Animal Farm do George Orwell. E como gosto muito de me deixar guiar pelas minhas primeiras intuições, quando fui agora contactada pelo professor do meu filho, foi esse o livro que lhes levei. Claro que não é fácil traduzir este livro a crianças do 4º ano (com cerca de 9 anos), mas mesmo assim achei que o desafio podia ser frutífero (de pequenino se torce o pepino!). Deixo-vos aqui a cábula em que me baseei para a "palestra" que hoje lhes fiz. E olhem que correu bem, acho que eles compreenderam o essencial e em breve serão capazes de identificar os porcos no telejornal!

«O livro O Triunfo dos Porcos é um livro que foi escrito por George Orwell, um escritor que nasceu na Índia. Como era filho de pais ingleses falava e escrevia em inglês e por isso considera-se ser um escritor inglês. Este livro foi escrito em 1945, numa altura em que o mundo estava em guerra (II Guerra Mundial).

Na verdade este livro chama-se Animal Farm. Sabem o que quer dizer? “Farm” é quinta e “Animal” vocês sabem: "Animal Farm" foi o nome que os animais deram depois à quinta e que o autor deu ao seu livro.

Esta é a capa do livro. O que vêm na capa?

Sabem como se chama uma história onde as personagens são animais?

Este livro é uma fábula, só que esta fábula foi lida por muitos adultos, não foi escrita de propósito para as crianças, como outras que vocês já conhecem. Ainda querem que lhes fale desta história?

Aquela quinta pertencia a um homem, o Mr. Jones. E nela viviam muitos animais. Que animais vivem nas quintas? (- Galinhas, vacas, cavalos, ovelhas, porcos…)

O livro começa com o sonho de um porco já muito velho que reuniu os animais da quinta para lhes contar um sonho que teve. Mas o Major não lhes falou do sonho, ele disse aos outros animais como seria possível trabalharem para si próprios e não para um ser humano, que é o único causador de todos os males dos animais. E explicou-lhes como a quinta poderia chegar para todos viverem felizes e se alimentarem.

Porque é que acham que os homens eram os causadores de todos os males dos animais?

Ex: As galinhas? – tiravam-lhes todos os ovos

As vacas? – tiravam-lhes o leite para vendar e obrigavam-nas a produzir sempre mais

Os porcos? – vendiam-nos ou comiam-nos

O Major morreu no dia seguinte e os animais ficaram a pensar naquela possibilidade e a sentir vontade de se revoltarem contra o dono da quinta. A ideia de que se haviam de libertar dele nunca mais os abandonou, só não sabiam quando chegaria esse dia.

O Mr. Jones bebia muito álcool e não cuidava bem da quinta nem dos animais. Os animais sentiam fome e ele não os alimentava. Um dia não aguentaram mais e sem combinar nada revoltaram-se e correram com o dono da quinta e com os homens que os maltratavam, que fugiram assustados dos coices e das marradas.

Os animais tomaram conta da quinta, mudaram o nome de Manor Farm para Animal Farm e começaram todos juntos a trabalhar para cuidar da quinta e arranjar a sua própria comida. Destruíram tudo o que lhes fizesse lembrar os humanos.

Os porcos eram considerados os animais mais inteligentes e tinham entretanto criado uma nova forma de pensar a partir das palavras do Major. Aprenderam a escrever e, quando a revolta aconteceu um deles, o Snowball (Bola-de-Neve) decidiu escrever os SETE MANDAMENTOS do Animalismo.

(O que são mandamentos? Uma espécie de regras que os animais deviam tomar como um princípio para poderem continuar a viver em liberdade e serem diferentes dos humanos):

  1. Tudo o que anda com dois pés é inimigo
  2. Tudo o que anda com quatro patas ou tem asas é amigo
  3. Nenhum animal usará roupa
  4. Nenhum animal dormirá na cama
  5. Nenhum animal beberá álcool
  6. Nenhum animal matará outro animal
  7. Todos os animais são iguais

Os animais não sabiam ler bem e por isso resolveu-se simplificar estes mandamentos num único mais simples: quatro pernas bom, duas pernas mau

Os animais trabalharam muito e conseguiram que a quinta se tornasse melhor do que nos tempos do Mr Jones.

Havia outro porco, chamado Napoleão, que também era considerado inteligente mas que aos poucos começou a querer dizer aos outros animais o que deviam fazer. Este porco não tinha muito bom carácter e não gostava muito que o Snowball fosse admirado pelos outros animais.
Um dia Snowball desapareceu e nunca mais se ouviu falar dele.

Existem muitas histórias dentro desta história que eu não vos vou contar para ficarem com vontade de ler o livro, mas posso dizer-vos que Napoleão foi assumindo o comando dos animais e arranjou um exército de cães que o acompanhava para todo o lado. O leite começou a desaparecer, a casa do Mr. Jones a ser usada pelos porcos e um dia chegou-se ao ponto dos porcos passarem a andar sobre duas patas, a dormir nas camas e a beberem álcool. Não demorou muito tempo até que estivessem muito parecidos com os humanos que os animais tinham derrotado.

A pouco e pouco os sete mandamentos foram sendo modificados mas os animais não percebiam muito bem o que se estava a passar, a não ser os que se lembravam das palavras do Major. Só os que sabiam ler um pouco é que iam percebendo que os mandamentos do Animalismo estavam a ser modificados. Por exemplo:

4. Nenhum animal dormirá em cama com lençóis.

5. Nenhum animal beberá álcool em excesso.

6. Nenhum animal matará outro animal sem motivo.

E um novo mandamento surgiu: Todo animal trabalhará no mínimo 18 horas por dia, excepto os porcos (porque tinham que pensar). Entretanto os outros animais trabalhavam arduamente em troca de míseras rações.

O mandamento simplificado que resumia os outros (lembram-se qual era? – quatro pernas bom, duas pernas mau – também foi ligeiramente modificado para: Quatro pernas bom, duas pernas melhor!

Napoleão e os outros porcos tinham começado a fazer negócios com os agricultores das outras quintas e, no final do livro, humanos e porcos festejam juntos dentro da casa às escondidas dos outros a produtividade da Quinta dos Animais.

Os outros animais, ao espreitarem para dentro de casa já não conseguem distinguir os porcos dos homens.

Por fim, o último mandamento, que havia sido considerado o mais importante, tornou-se único: Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros.

(Gostaram? Porquê?)»

3 comentários:

Pata Negra disse...

Bela adaptação e a mim toca-me porcinamente!
Um abraço de circunstância

Kaotica disse...

Acabas de ganhar o Prémio Comentador Paciência de Job! Parabéns! Deves ser dos poucos que tem pachorra de ler estes meus posts mais pessoais!

um abraço

Anónimo disse...

Tambem tive peciencia para ler o teu post. Tou no 10º ano e tive que ler o livro e fazer um relatorio critico para a aula de Portugues. Obrigado, ajudou-me

Abraço

Blog Widget by LinkWithin