sábado, março 22, 2008

Novo modelo de gestão, algures, num futuro demasiado próximo...

Gabinete da senhora Directora do Agrupamento de Escolas de Piafino
(ex-presidenta do CE)

(Com um dos tentáculos pegando num telemóvel)
- Sim, senhora ministra, com certeza que está tudo a andar, senhora ministra.
(Com outro tentáculo prime uma campainha chamando a esfregona sua adjunta)
TRIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Ouve-se soar a campainha na porta do lado. Logo aparece uma professora de lenço ao pescoço batendo à porta antes de entrar.
- Posso, senhora directora?
- (ainda ao telefone) Também desejo uma boa Páscoa, senhora ministra, e pode ficar descansada que por aqui vai tudo de vento em popa. Estimo as melhoras do seu caniche.
- (Desligando) Ó fulana de tal vê lá se já vieram todas para darmos início à reunião. Temos que ter estas coisas todas a funcionar quando os delinquen..., digo, os alunos voltarem de férias! Ah, anota aí uma ideia que eu tive para eu levar à próxima reunião com a senhora ministra: esta coisa dos miúdos irem de férias na Páscoa é para acabar. Vamos propôr que fiquem na escola a fazer a limpeza das matas por causa de os sensibilizar para os incêndios do Verão, o nosso espaço está uma selva, temos que aproveitar, assim poupamos dinheiro no jardineiro e a nossa escola será melhor avaliada do que nunca.
- A professora de música não pode vir hoje, telefonou a dizer que está de cama por ter ido desentupir o algeroz da sala 23. Diz que tem uma forte dor na bacia e que vai ao hospital.
- Essa é uma lerda... quando for a avaliação é que ela vai ver como lhe doem...
Com outro tentáculo procura desesperadamente na mala uma barrita energética mas, sem êxito, atira com outro tentáculo um murro bem assente na secretária.
- Rai's parta a isto, agora como vou ter genica suficiente para convencer toda a gente que está a avaliar por baixo e que é preciso avaliar por cima: aqui a avalição dos alunos tem que ser exemplar, preciso de números que encham o olho do Ministério. Não venha lá aquele poltrão do Braga dizer que fez o que podia e que o insucesso das turmas já está nos mínimos. Vais ter que me ajudar a convencê-lo que é melhor para ele que desça o insucesso das turmas em pelo menos mais 10% do que ele traz. Esse tipo é sempre o mesmo, tem a mania que é professor, o professorzeco, que nem titular é! Já convocaste as bestas dos pais para as reuniões com os directores de turma? Lá temos nós que gramar essa cambada aqui dentro da escola a meter o nariz em tudo!
- Acalma-te, olha, queres que te humedessa os tentáculos? Costumas ficar mais relaxada.
- Não! Mas podes deitar-te no chão para eu passar. E fico contente que te tenhas hoje vestido de vermelho pois é um dia importante! Marche prá reunião!



4 comentários:

samuel disse...

Em alguns lugares não é já assim?

Abreijo

Kaotica disse...

samuel

A "ficção" só pode ser construída a partir dos dados da realidade, não é não? Também tenho as minhas musas (que horror, chamar-lhes assim!)

Repara no teu "abreijo", também ele se constrói a partir do que já existe, tal e qual. Mas muito mais agradável, claro!

Boa Páscoa se fores de Páscoas!

Nuno Raimundo disse...

Passei para desejar BOA PÁSCOA!
BJS

Kaotica disse...

nuno_r

Obrigada e boas férias para ti!

Abraço

Blog Widget by LinkWithin