quarta-feira, abril 16, 2008

Alô alô Vidiguêra, já ganhemos!

Isto de contar espingardas é uma tarefa desgastante: em que escolas se realizaram realmente as reuniões do “DIA D”? Dessas escolas quantos professores votaram SIM ao “Entendimento”? Quantos votaram NÃO? Quantos votaram NIM? Quantas e que moções foram votadas e aprovadas? Que informações foram recolhidas pelos organizadores das reuniões?

Só vejo uma saída: cada professor deverá estar atento aos dados referentes à sua escola para depois os confrontar com os dados da Plataforma. E, caso não bata a bota com a perdigota, os que encontrarem “gatos” deverão dirigir-se à Plataforma (ou ao seu sindicato) exigindo a reposição da verdade. Os professores têm que exigir aos seus sindicatos que divulguem os números que tiverem obtido.

Quem se empenhou na luta contra o tempo para defender o NÃO ao Memorando do Entendimento, é natural que agora receba esse feed-back; o mesmo acontece com os que defenderam o SIM. Por isso, se consultarmos os dados fornecidos pelos movimentos opositores ao Entendimento, encontramos uma série de escolas que maioritariamente disseram NÃO; mas se virmos os dados dos sindicatos, vence largamente o SIM.

Estamos neste impasse, aguçados pela curiosidade de sabermos os números definitivos. Entretanto para os media esta contagem nunca pareceu ser um problema. Se os media se tivessem lançado nessa tarefa de apurar os dados, já sabíamos os resultados, mas ao que parece isso nunca foi o seu programa informativo. Se os media se tivessem lançado nessa tarefa tinham inevitavelmente que dar conta do número de professores que não assinaram o Entendimento; ora isso não convém saber-se, nem lhes importa tocar nesse assunto. O que é duvidoso, pois os media costumam deliciar-se com números. Os telejornais e os noticiários têm se limitado a dizer que os professores responderam positivamente ao Entendimento e não há quem os questione acerca da honestidade das fontes que lhes permitiram tirar tão rapidamente essa conclusão.

Mais uma vez estamos perante um triste espectáculo da nossa incauta Democracia!

6 comentários:

Anónimo disse...

De acordo! Há que passar a ideia e eventualmente contactar algum/ns jornalista/s que consideremos idóneo/s.

Abraço,
M.

Tiago Soares Carneiro disse...

Tb me parece que ELES estão a mostrar o que lhes convém...

Na minha não houve reunião. E estavamos à espera que houvesse. Quero ver se aparece o nome da escola no SIM...

Watchdog disse...

Vidigueira é a terra da minha Mãe!

Mas não é por isso que aqui vim. Descobri estes magníficos blogs nas minhas pesquisas blogosféricas que gostaria de partilhar contigo.
(Não sei se já os conheces)
Aqui vão:

http://oquecaidosdias.wordpress.com/

http://olamtagv.wordpress.com/

http://vida-das-coisas.blogspot.com/

E não me esqueci do KAOS:

http://ironiadodestino.blogs.sapo.pt/

http://producoesanacronicas.blogs.sapo.pt/


E ainda este (já velhinho) mas que foi dos meus primeiros links. Encontrei-o perdido algures na Internet:

http://metamorfases.blogsome.com/


Este é de morrer a rir!

Beijos e abraços!

Kaotica disse...

Moriae e Tiago Carneiro

Julgo que só os professores, de preferência sindicalizados, podem pedir essas explicações aos seus sindicatos. Esclareçam-me se estou errada.

Dois abraços

Kaotica disse...

watchdog

Obrigada. Estive quase toda a noite sem internet mas já guardei bem guardados os links para depois ir ver.

Bjos

Anónimo disse...

Tiago Soares Carneiro:

E qual é a sua Escola?

Responda para fjfom-arroba-hotmail.com

Blog Widget by LinkWithin