segunda-feira, abril 14, 2008

Iniciação ao Tango

Há uns bons anos atrás, conheci alguém na Faculdade com quem me dei bem. Naquele tempo as turmas juntavam-nos e dividiam-nos, consoante os nossos ritmos e as nossas escolhas. Durante uns anos perdi-lhe o rasto. Mais tarde voltei à faculdade e voltámos a nos encontrar por lá. Chegámos a fazer umas traduções juntas e recordo uma noite em que fizemos uma directa, na casa dela, a estudar Latim. Era a véspera de um Sábado terrível em que havia exame logo de manhã no anfiteatro grande. E eu passei. Finalmente passei naquele Latim! Entretanto interrompi o curso a meio. Parti para as ilhas e o curso ficou em stand by por dez anos. Já nem sequer me lembro bem se tivemos aulas juntas. Sei que passámos bons momentos pelas mesas dos bares da faculdade, onde naquele tempo ainda se podia conversar sem o riso galináceo de alguns colegas ou a voz grossa das colegas vociferando obscenidades enquanto jogatinavam às cartas. A uns e a outros destes ouvi tanta vez dizer que não gostavam de ler, que odiavam Fernandos Pessoas e Saramagos: cursos errados como os sexos. Serão hoje talvez alguns dos professores dos nossos filhos, errados até na profissão!
Um dia voltei a saber dela: tinha partido para a Argentina atrás de uma paixão: o tango. Agora está de volta, trazendo consigo a paixão. Hoje mandou-me este cartaz e pediu-me para o divulgar.
Com muito gosto, minha amiga. Que outro país teríamos hoje se cada um de nós tivesse acreditado na possibilidade dos seus sonhos, como tu fizeste! Aprecio a tua coragem e a tua firmeza de seguires essa paixão. Compreendo bem o teu gesto porque também eu um dia deixei tudo para trás correndo desenfreadamente às ordens do coração, do nosso tango paixão!
Algo me diz que ainda nos vamos encontrar!

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin