domingo, julho 20, 2008

TPC de Férias


Henry David Thoreau, A Desobediência Civil (Civil Disobedience, 1849), Antígona, 1987, p.64


“Quando o súbdito nega obediência
e quando o funcionário
se recusa a aplicar as leis injustas
ou simplesmente se demite,
está consumada a Revolução”

Homem do Quilate de Henry David Thoreau ( 1817 – 1862 )

«A desobediência civil já trouxe relevantes resultados há tempos atrás.
Para citar os mais óbvios ficaria com Mahatma Gandhi e Luther King.

Todos os atos políticos de Gandhi foram baseados em princípios de desobediência civil e não- violência. Gandhi teve acesso às ideias de desobediência civil através Leon Tolstoi um cristão libertário que por sua vez bebeu na fonte daquele que foi provavelmente o pai da "desobediência civil", David Thoreau.

Thoreau morava em uma cabana numa floresta de Massachusetts nos EUA, e certo dia encontrou um guarda que lhe cobrou impostos e inclusive ofereceu dinheiro emprestado para que o imposto fosse pago. Thoreau ficou desconcertado com a situação pois já morava há dois anos na cabana e só estava indo para a cidade para consertar o sapato. E recusou-se a pagar o imposto pois, por princípio, recusava-se a dar dinheiro para o Estado uma vez que discordava da política deste e também não queria ajudar a financiar a guerra que era travada contra o México.

Ficou uma noite preso até ter a fiança - e os impostos - pagos por sua tia. Quando saiu da prisão escreveu o texto "A relação do indivíduo com o Estado", que mais tarde foi publicado como "Resistência ao Governo Civil", para finalmente ser conhecido como "Desobediência Civil" .» (urgente ler o texto de Thoreau)

Retirado daqui

e daqui

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin