terça-feira, setembro 09, 2008

Reflexões na ressaca da Festa do Avante

Posted by Picasa
Festa do Avante 2008


Diz uma amiga de longa data que quem já por lá andou acaba por lá voltar. Eu tendo a concordar com ela porque faço parte dos que sempre voltam à Festa do Avante. Em absoluto não temo conotações políticas. Sou de esquerda, desde que ganhei consciência sempre fui e isso basta-me. Tal como alguns têm a sua própria concepção de divino eu tenho a minha própria concepção da esquerda e essa já se tornou num princípio, já ninguém ma tira. Estou do lado do que me parece justo e verdadeiro. Com muito cuidado para não me deixar levar pelas aparências. E isto porque a esquerda não é linear. Não há só uma esquerda, há muitas tendências de esquerda que enveredaram por formar partidos políticos diversos. Ora o triunfo da esquerda sobre o sistema capitalista depende da unidade de todas as vozes contra esse poderoso inimigo do bem estar dos povos. Quanto mais a esquerda se dividir, mais o capitalismo se fortalece. Já houve um tempo em que o capitalismo era próspero, na medida em que investia e produzia, gerava emprego e não desemprego, apesar de sempre ter sido explorador da força de trabalho, desvalorizando-o face aos meios de produção e graças à invenção do seu direito à propriedade privada. Mas hoje o capitalismo produz em excesso e consome em excesso, apropriando-se e destruindo indiscriminada e irracionalmente todos os recursos. O capital financeiro que nada produz senão lucros e prejuízos; a ambição desenfreada do lucro rápido e desmedido obtido através da desvalorização do trabalho e do despedimento em massa, são hoje estratégias desesperadas que minam as sociedades. Guerras, fomes, catástrofes ambientais são hoje consequências do desregramento e do egoísmo de muitos séculos de sistema feudal e gestão irracional. A "globalização" veio instituir o capitalismo como o modelo vencedor mas a realidade mundial desmente a sua eficácia em gerir racionalmente o planeta.
Quanto ao socialismo ainda está por cumprir mas a falência da actual ordem mundial exige a mudança de rumo. Ou queremos continuar a esgotar o planeta e oferecer de mão beijada os recursos que permitem a sobrevivência da Humanidade ou nos unimos e lutamos por uma nova ordem mundial capaz de os repartir com mais justiça e equidade.




6 comentários:

Ana Camarra disse...

kaot~ica

Apesar de estar filiada politicamente, como sabes, concordo com esta tua avaliação.
Basta fazer o exercicio daquilo que dizes e posicionarmo-nos contra as injustiças.
E sim o capitalismo é uma pescadinha de rabo na boca, mas morde tanto que se começa a comer a si mesmo.

uma beijoca muito grande

ferroadas disse...

Palavras sábias as tuas.

Sim, há várias esquerdas. Tenho um amigo que diz "sou apartidário de esquerda" e como ele está correcto.

Para mim, que sou e sempre fui anti-capitalista, anti-fascista, anti-liberal e anti-poder, continuarei a ser sempre de esquerda.

BJS

Anónimo disse...

Amiga.
Estou de acordo com a tua teoria, penso que é correta, mas, passemos á prática, como chegar ao poder? A revolução armada está fora de causa?! Que tipo de organização e disciplina vamos adoptar? Eu por mim já escolhi convictamente, a esquerda credível é aquela que o grande capital mais teme... o PCP, estar no PCP exige alguma disciplina, que não se vê noutras formações políticas, o grande exemplo é a Festa do Ávante.
um (exercito)sem disciplina não vence ninguem, não foi por acaso que o Jaime Neves e os Comandos, travaram a nossa Revolução.
Tens todo o direito em seres como queres, mas, o querer de cada um obriga sempre a mais um passo, ou não, será que é isso que falta á esquerda?
É que a esquerda financeiramente tambem é muito eterogénia, vai do pão com chouriço ao cáviar!
Estou a ser abrangente claro!
Gostei do teu texto.
Abraço

Pata Negra disse...

Se bem percebi, quer dizer, podemos não ser comunistas mas somos todos avante!...
Um abraço desses lados

Zorze disse...

Caro Pata Negra,

Que grande capacidade de síntese!!!
É que é isso mesmo.

Abraço,
Zorze

Kaotica disse...

Se fossemos todos de avante não seria preciso ir avante.

Amigos vou responder-vos a todos ao mesmo tempo por economia de tempo:

Como muito bem diz um amigo somos todos de avante e por isso temos que ir avante com isto prá frente.

Boas noites que eu hoje não estou boa!

Blog Widget by LinkWithin