sexta-feira, dezembro 05, 2008

Portuguesinhos

Image Hosted by ImageShack.us

É um sentimento bem portuguesinho esse que leva a que tanta gente frustrada apresente este tipo de argumentação: se eu sou lixado lá no meu serviço, por que não hão-de os professores de serem lixados também?

É triste e revela mesquinhez. As pessoas bem formada antes pensariam assim: os professores estão em luta, tiraram os seus cursos, foram avaliados nos seus estágios, passam horas com salas cheias de crianças nem sempre bem educadas pelos pais que trabalham nas tais empresas privadas sempre a ceder e a trabalhar mais do que de direito com medo da competição do vizinho do lado, com medo da sua situação de cada vez maior insegurança, escravos do patrão, escolhem andar na linha em lugar de lutar pelos seus direitos de ter tempo livre para os filhos.

Os professores o que deviam dizer era que são completamente diferentes do resto da função pública e das empresas privadas, o seu trabalho é diferente, desgastante e sim, necessitam de tempos livres para se continuar a formar e a informar porque senão nunca poderão ser bons professores!

Por isso o que é preciso é unir todos os descontentes, de todas as classes profissionais e com o apoio dos seus sindicatos fazer uma gigantesca nunca vista greve geral, de todos os sectores profissionais, se possível (se as mentalidades fossem mais abertas, seria possível), todos unidos em defesa dos direitos laborais e da escola pública democrática e equitativa, a única capaz de formar cidadãos livres e conscientes sem discriminação e sem elitismo, em verdadeira igualdade de oportunidades. Enquanto as pessoas deste país pensarem só no seu umbigo, colocarem palas e não quiserem ver para os lados, fazendo por ignorar o crescente descontentamento à sua volta, este país não sairá da cepa torta e será um país europeu percursor dos novos escravos assalariados, dos muitos desempregados, e dos novos detentores das falsas aprendizagens de novas oportunidades, para alguns de sucesso que começam a aparecer, são novos oportunismos. Eis o plano que este governo (por obediência à UE) tem para os filhos dos trabalhadores, para as novas gerações e para os da sua prole.


Vocês que dizem essas coisas são um bom exemplo da cidadania deformada que por aí vegeta.


(Comentário deixado aqui)

1 comentário:

MFerrer disse...

ÚLTIMA HORA:
COMUNICADO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
21:00h, 5 de Dezembro de 2008

1 – Chegou hoje ao fim o processo de negociação das medidas tomadas pelo Governo no dia 20 de Novembro para facilitar a avaliação do desempenho dos professores.
2 – Os sindicatos, neste processo, não apresentaram qualquer alternativa ou pedido de negociação suplementar, pelo que o ME dá por concluídas as negociações, prosseguindo a aprovação dos respectivos instrumentos legais.
3 – O ME, mantendo a abertura de sempre, respondeu positivamente à vontade dos sindicatos, expressa publicamente, de realização de uma reunião sem pré-condições, isto é, sem exigência de suspensão da avaliação até aqui colocada pelos sindicatos. Foi por isso agendada uma reunião para o dia 15 de Dezembro, com agenda aberta.
4 – Os sindicatos foram informados que o ME não suspenderá a avaliação de desempenho que prossegue em todas as escolas nos termos em que tem vindo a ser desenvolvida.

Mário Nogueira, dadas as suas declarações nos telejornais d ehoje à noite, é um mentiroso compulsivo e não pode ser um parceiro fiável para nada!
MFerrer

Blog Widget by LinkWithin