segunda-feira, maio 25, 2009

Por que apoio a lista do POUS...


Começa hoje oficialmente o período de campanha eleitoral das listas candidatas às Eleições para o Parlamento Europeu.

Julgo ser esta boa altura de afirmar perante todos os que aqui vêm que a autora deste blogue apoia a Lista do POUS.

Em primeiro lugar porque é uma lista que se candidata com o objectivo de usar os meios à sua disposição para continuar a desenvolver a sua campanha a favor da proibição dos despedimentos;

Em segundo lugar porque um partido organizado como é o Partido Operário de Unidade Socialista (secção portuguesa da IVª. Internacional), não hesitou em integrar na sua lista candidatos que não sendo militantes do POUS, partilham no essencial do mesmo entendimento, dando assim voz à RUE (Comissão Nacional pela Ruptura com a União Europeia).

A ruptura com as instituições da União Europeia impõe-se por nunca o povo português ter sido consultado em nenhum momento, desde a adesão à CEE à assinatura do Tratado de Lisboa.

Entretanto abrem-se as televisões, ligam-se os rádios e nunca se ouviu tanto falar da União Europeia. Apressadamente procura-se fingir que um verdadeiro debate está a ser posto em prática, mas os mais atentos hão-de se aperceber que a Democracia não passa também ela cada vez mais de uma fachada: todos os dias os grandes partidos têm oportunidade de desenvolver a sua campanha, por todos os meios que lhes são facultados. Neste momento cada cabeça-de-lista dos cinco maiores partidos tem sempre disponibilizado um jornalista que lhe segue todos os passos. Os telejornais mostram as suas incursões por feiras e passeios pelo país; os debates para eles sucedem-se e até o forum TSF a partir de hoje os tem ao dispor para responderem às perguntas dos portugueses.

Pergunto: que equidade há nesta campanha eleitoral? Que igualdade de oportunidades têm os candidatos dos chamados "pequenos partidos"? -- já para não falar da desigualdade dos financiamentos para a campanha. Mesmo assim, e apesar dessa desigualdade na forma de tratamento da informação de uns e outros, vale a pena que outros projectos se façam ouvir, por todos os meios. Se não têm direito a um Prós e Contras exclusivo para dar expressão às ideias e aos programas dos "pequenos partidos", que usem então os tempos de antena que lhes são atribuídos por lei e que saiam para a rua a comunicar directamente com as pessoas.

O POUS é um "pequeno partido" mas é um partido que tem propostas bem definidas para alterar as políticas económicas, sociais e culturais decorrentes do sistema capitalista. É um partido que propõe outro sistema e que afirma perentoriamente que sem a ruptura com a União Europeia não há forma de pôr em prática uma acção conducente a um sistema verdadeiramente socialista. Isto que temos como governo não é socialismo, é apenas uma nuance neoliberal que não faz senão colocar em prática as políticas de inspiração capitalista da era da globalização.

Mais que não seja é uma forma de dar livre expressão a uma verdadeira alternativa ao sistema capitalista que todos os grandes partidos procuram por todos os meios desenvolver ou segurar.


3 comentários:

Ferroadas disse...

Força miuda, como lutadora que és sei que as tuas ideias um dia vencerão e como sempre estarei a teu lado. Sei (sabemos) que enquanto uns nos querem fazer crer que a UE é o paraíso, outros tentam-nos enfiar o barrete dizendo que as mudanças se fazem no seu interior, pura demagogia minha amiga, pura demagogia, como uma coisa e outra fosse possível neste "Europa" neo-liberal, ultra-capitalista a roçar o fascisoide.

É necessário cortar radicalmente com este satus-quo, com esta mentira, para tal, nunca serão demais pessoas "limpas" de dogmas, sem chefes ou mandantes. Só o Povo na sua eterna sabedoria saberá um dia dizer NÃO.

Aproveitem os tempos de antena para denunciar a podridão vigente, sem medo e chamando os bois pelos nomes, a coragem é própria dos revolucionários.

BJS

Safira disse...

Pelas mesmas razões que tu, também apoio o POUS, subscrevo o teu texto.
Bjs :)

Kaotica disse...

Ferroadas e Safira

É bom contar com o apoio de pessoas excelentes como vocês!

Mais vale poucos e bons do que muitos e maus (e neste caso não contemos com milagres, têm que ser mesmo as pessoas a ganharem consciência e a quererem realmente mudar!).

Um abraço para ambos



Um

Blog Widget by LinkWithin