domingo, junho 14, 2009

Discurso Che Guevara

Homenagem a Che Guevara que hoje faria 81 anos!

4 comentários:

Anónimo disse...

O Che devia ser desmitificado, assim como outros semi-deuses. Cometeu erros gravísssimos e podia ter causado uma guerra nuclear global, que ele desejava.
Tinha uma visão apocalíptica da revolução.
Porque havemos de criar os nossos santos, os nossos deuses? Precisamos disso? Ainda não somos pessoas maduras para a revolução!!!

Kaotica disse...

Anónimo

Não coloquei aqui o Che Guevara pelos seus lindos olhos (embora os tivesse!). Antes de o evocar aqui estive a ouvir na íntegra os 9'40'' do seu discurso. Não sei se o caro anónimo o chegou a fazer! O Che era um guerrilheiro que lutava por aquilo em que acreditava, dando o próprio corpo ao manifesto. Lutava contra o imperialismo, que ele sentia a crescer e hoje a História dá-lhe razão, embora haja muito quem lhe queira colocar a etiqueta de "terrorista" e arrumar o caso.
Repare como este discurso, face à actual globalização (capitalismo ao nível global) faz ainda todo o sentido. Não é a participar nas formas pseudo-democráticas que o imperialismo hoje encena que se pode mudar seja o que for: é com a luta dos trabalhadores. Pena tenho eu que não haja hoje muitos homens como ele, determinados e corajosos para enfrentar o capitalismo global. E se tiver que ser pela força das armas, que seja!

Ferroadas disse...

No mundo actual a "sociedade" tem tendência a encobrir todos aqueles que de uma forma ou outra se opuseram ao sistema instituído e lutaram pelas suas ideias e ideais. Vê o que por cá aconteceu a Salgueiro Maia, Otelo, Vasco Gonçalves e tantos outros, goste-se ou não dos personagens a verdade é que sem a sua coragem e determinação, não estaríamos aqui a escrever.

Che foi uma referência para a minha geração, tal como Zeca Afonso, Fanhais, Adriano, Álvaro Cunhal, Manuel Alegre, Piteira Santos e outros, homens que lutaram pelas suas convicções e ideais até ao limite do possível.

Che era utópico, claro que era, todo o revolucionário o é, Che era corajoso, claro, todo o revolucionário o é, Che era romântico, claro, todo o revolucionário o é...

Já li (quase) tudo sobre Che, sua vida, suas ideias e formas de fazer a revolução, nunca li ou ouvi sequer que ele queria ou desejava uma guerra nuclear (que coisa mais estúpida) ou que tivesse uma visão apocalíptica da revolução.


BJS

Anónimo disse...

"El camino pacífico está eliminado y la violencia es inevitable. Para lograr regímenes socialistas habrán de correr ríos de sangre y debe continuarse a ruta de la liberación aunque sea a costa de millones de víctimas atómicas."

Blog Widget by LinkWithin