quinta-feira, junho 11, 2009

Recomendo vivamente

Editora: Quimera Editores
Colecção: Ensaios
80 páginas
ISBN: 978-972-589-195-7


Maria do Carmo Vieira, A Arte, Mestra da Vida - Reflexões sobre a escola e o gosto pela leitura, Quimera, 2009, 80 pp



«A Arte, Mestra da Vida resulta do intenso desejo de partilhar com o leitor preocupações e reflexões sobre a Escola e a sua função milenar de preparar para a vida, implicando naturalmente o Conhecimento, a Cultura e a Arte, bem como a componente Formativa, na certeza da verdade Humanista, enunciada por Séneca, de que cada um de nós ao ser útil aos outros é útil a si mesmo . Daí a relevância dada à relação ensinar-aprender, geradora de uma gratidão recíproca, profundamente marcada pela alegria desse encontro, que o tempo dificilmente apagará.»

Este o pequeno texto que se encontra na contracapa deste livro maravilhoso da Maria do Carmo Vieira, licenciada em Filologia Românica, mestre em Literatura de Viagens e professora do Ensino Secundário, fundadora da APAMA ( Associação Pessoana dos Amigos do Martinho da Arcada), autora, além de uma excelente pessoa que tem dado a cara na defesa da Escola Pública e da qualidade do Ensino, nomeadamente da Literatura, da Literacia e do ensino pela Arte.
Este é um pequeno grande livro sobre a Escola e o gosto pela Leitura, como o seu subtítulo diz. Nela a autora critica o modo como o actual sistema de ensino trata a Escola e os alunos, menosprezando e diminuindo as suas capacidades. E é também um livro sobre as histórias orais que era uso contar-se e que despertavam nas crianças o gosto pela leitura, preparando-as para os desafios a enfrentar ao longo da vida.

«Em nome da mudança, a Escola está, irreflectidamente, a esquecer a sua função de preparar para a vida. Uma postura que não a honra, e em que a arrogância e a falta de diálogo evidenciadas colidem com a humildade e o prazer de o partilhar. (...)»

Recomendo vivamente a leitura deste livro que, além de dar imenso prazer por recordar a quem, enquanto criança, ainda teve o privilégio de usufruir das histórias contadas oralmente, também reflecte de uma forma muito experiente e consciente na descaracterização a que se vem sujeitando o Ensino, ao mesmo tempo que nos concede a partilha de referências que mais ainda contribuem para enriquecer a leitura e o diálogo que se estabelece.



Entrevista com Maria do Carmo Vieira, na TSF

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin