"Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão."
Ninguém se preocupa com a vocação natural das pessoas? Em minha casa tenho bons exemplos: uma filha que desde pequena revela uma imaginação prática prodigiosa e que pega nos mais diversos materiais e os usa em composições. A sua capacidade de lidar com a diversidade dos materiais, cores a até palavras, parece ilimitada. Se fosse incentivada poderia desabrochar esse potencial. A primeira impressão foi rejeitar o conhecimento e a escola. Teve pouca sorte de ir parar a uma escola perfeitamente des(ajustada), cumpridora das ordens do Ministério, das “mais papistas que o papa”. Sobreviveu ao clima conflituoso e repressivo, cheio de regras absurdas e intelectualmente pouco incentivador. Entretanto mudou de escola e integrou-se perfeitamente, compreendendo por fim o interesse no conhecimento transmitido. Interessou-se pelas matérias e apresentou um modo de estar exemplar, gostou do modo como a escola funciona. Começou a estudar e a mostrar interesses mais específicos, como podem ver pelo discurso. Esta pessoa humana podia e devia ser incentivada e as suas energias serem canalizadas para desenvolver as suas preferências, embora prosseguindo a instrução das outras matérias essenciais. O seu poder criativo devia ser acarinhado e estimulado para que se pudesse desenvolver sem entraves nem limites.
Já o meu filho mais novo antes de andar já gatinhava até à fechadura e trepava a porta para experimentar o mecanismo. Se apanhava um comando os botões eram todos dele. Um dia caiu-lhe um comando ao chão e desfez-se em bocados. Estava apressada e saí incapaz de resolver o problema. Quando voltei estava a funcionar e via-se televisão. Sempre teve genes de mexer com estas coisas fantásticas das tecnologias, como se tivesse nascido para isso. Mas vão ser-lhe facultadas as formas de se exprimir? Agora são os computadores e os jogos da playstation. Impossível de moderar. Salta de uns para os outros pela casa ou então anda de fisga atrás do cão ou a dar saltos como um macaco. Assim que começou a saber as palavras soletrava-as sem se enganar. Por isso dá poucos erros, como se nascesse ensinado a esse respeito. Na matemática aquilo ali não demora muito tempo a encontrar o resultado certo. Mas não estuda. Anda na tal escola onde ela andou. Gosta dos amigos mas não consegue ficar preso sempre aos mesmos e este ano partiu para outras amizades de interesses comuns. Não gosta de Ciências e História porque só estudando. Mas claro que com o facilitismo vigente lá tirou 3. Não estudou quase nada mas também não teve negativas. Teve 4 a Português e 4 a Matemática, o resto tudo 3. Talvez no fim tenha batido certo. Houve quem ficasse contente por ter melhores notas do que o irmão. É a competitividade. Não, isso não pode ser assim, tem que ser na base da cooperação. Uns não podem ascender colocando o pé na cabeça dos outros. Temos que avançar em conjunto dando o melhor. Como irmãos.
As férias têm sido péssimas para eles. Pouca saída de casa ou dos arredores. Agora vão libertar-se desse aperto, vão divertir-se num campo de férias. Quando era eu da idade deles ia para o campo, de férias, que é um conceito um pouco diferente. É a primeira vez que vão estar por sua conta e este ano ainda pertencem ao mesmo grupo. Vamos ver o que vai dar. Vai fazer-lhes bem mudar de ares.
Tens toda a razão! Mas o ensino artístico, foi sempre o "parente pobre" da educação e hoje nem parente pobre é, mais parece que nem existe. Substituiram o ensino artístico/prático por testes matéria teórica e fichas... e os raio que os parta. Depois (há uns tantos profs, eu incluída) que resolvem por conta própria fazer a substituíção dos tais teste pela criatividade dos alunos. E como é estimulante para ambas as partes. Tenho experiência do que digo e tu sabes. Quem me dera ter alunos como os teus filhos. Enfim, tenho alguns muito poucos...
Estive a ler seu blog e gostei muito dos seus textos! Sou do Brasil, também um blogueiro e apaixonado pelas artes. E ah! Obrigado por me linkar em seu blog. Estive vasculhando meus arquivos e encontrei sua citação acerca da foto que buscou no meu. Obrigado, e sucesso!
Todos os dias o Pafúncio é a página em branco que ouso preencher. Janela para outras janelas, porta para outras portas, vaga para outras vagas, outras ondas. Por vezes perco-me completamente, volto atrás ou deixo-me fluir. Descobertas e tormentas, cais vários onde ancoro e me deixo ficar a fruir. Ilhas, pequenas maravilhas que me vêm visitar e que revisito. Um turbilhão de mar e um vazio por vezes de não saber como dizer tudo o que é preciso dizer. Crises de tempestade. Encalhe. Naufrágio. Sobrevivo à custa de persistência de ir dizendo qualquer coisa que importe a alguém. E que essa coisa dita possa desencadear uma coisa feita.
Uma utopia é uma possibilidade que pode efectivar-se no momento em que forem removidas as circunstâncias provisórias que obstam à sua realização. (Robert Musil)
BONECAS DE ATAÚRO (TIMOR): 11/Fev, Coimbra; 12/Fev, Lisboa (embaixada Timor-Leste)
(clique na imagem para mais informações)
o Fantasma do Freeport
BUUUUU! Não há quem os prenda?
ESTA MAIORIA NUNCA MAIS!
V Farra Blogosférica
Seja bem vindo quem vier por bem!
Gentileza Portugal dos Piqueninos
(clique no selo para aceder a este blog)
Agradeço à SAFIRA do Escola do Presente
(clique no troféu para visitar o blogue)
Prémio "Olha que blog Maneiro!"
Obrigada à Renda de bilros do "Mania das Fotos!" (clica no selo para visitar este blog)
Prémio Dardos
Atribuído pelo blogue Catarse (htt://raivaescondida.wordpress.com)
2X Prémio Blog de Ouro
Obrigada, Soma de Letras! Obrigada Que Conversa! Recebido de O Escriba (http://somadeletras.blogspot.com/) e da Renda de bilros (http://queconversa.blogspot.com).
2009: ano de LUTA
ESTA LUTA É DE TODOS NÓS!
TODOS À CONCENTRAÇÃO 24/JAN!
Sou encarregada de educação e também vou!
ESTE BLOGUE APOIA A GREVE NACIONAL DOS PROFESSORES!
Protesto Gráfico
wehavekaosinthegarden
DIA DE LUTO E DE ORGULHO DE SER DOCENTE/19 de JANEIRO
clicar na imagem para ler
Busca
PROTESTOS EM LISBOA CONTRA O MASSACRE DE GAZA
8/Jan, Embaixada Israel, 17h
Seguidores
Continuo Indignada!
Com estas políticas educativas!
Se ela chegou eu quero ir-me embora!
"PS e PSD não são opositores(.....) São duas alternativas à mesma coisa" Eduardo Lourenço
2 comentários:
Olá amiga!
Tens toda a razão! Mas o ensino artístico, foi sempre o "parente pobre" da educação e hoje nem parente pobre é, mais parece que nem existe. Substituiram o ensino artístico/prático por testes matéria teórica e fichas... e os raio que os parta. Depois (há uns tantos profs, eu incluída) que resolvem por conta própria fazer a substituíção dos tais teste pela criatividade dos alunos. E como é estimulante para ambas as partes.
Tenho experiência do que digo e tu sabes. Quem me dera ter alunos como os teus filhos. Enfim, tenho alguns muito poucos...
Beijinhos :)
Safira
Estive a ler seu blog e gostei muito dos seus textos! Sou do Brasil, também um blogueiro e apaixonado pelas artes. E ah! Obrigado por me linkar em seu blog. Estive vasculhando meus arquivos e encontrei sua citação acerca da foto que buscou no meu. Obrigado, e sucesso!
Enviar um comentário