terça-feira, maio 30, 2006

Retratos de Trabalho dos Pais avaliando os docentes

Confap satisfeita com ideia de pais também avaliarem docentes

«Congratulamo-nos obviamente com esta proposta do Ministério da Educação, mas queremos ir mais além. Deve também ser dada aos pais ou aos seus representantes a possibilidade de avaliar os programas e o seu cumprimento por parte dos professores», disse à agência Lusa a presidente da Confap, Maria José Viseu.

«Como pais, sabemos perfeitamente quais são os professores que gostam dos nossos filhos», explicou.

Diário Digital / Lusa 29-05-2006

--------------------------------------------

Eis mais uma brilhante ideia da Ministra da Educação para pôr os pais contra os professores e os professores contra os pais. Esta tem sido aliás uma das mais recorrentes políticas do actual ministério -- mandar bujardas destas para os media divulgarem e pôr tudo ao barulho. Depois, quando já está tudo a berrar vêm então dizer que afinal não é bem assim, que ainda está em estudo, que isto e que aquilo...
Realmente esta é de cabo de esquadra! Então os professores andam não sei quantos anos a estudar para serem professores, têm durante vários anos uma vida de saltimbancos pelas escolas mais recônditas do país com a trouxa às costas até se vincularem a uma escola e agora ainda chegam ao ponto de estarem sujeitos a que sejam os pais a avaliarem o seu trabalho profissional? Será que quem emite estas bacoradas lá de cima dos ministérios alguma vez foi à escola buscar os seus filhos? Será que conhece o nível médio de ignorância em relação a todos os assuntos da grande maioria de paizinhos que comentam à porta das escolas, enquanto esperam os petizes, a telenovela, o beijo da Teresa Guilherme, o comovente regresso do Rui Costa ao Benfica e as peripécias da última peregrinação a Fátima? Se é verdade que há pais interessados em acompanhar o trabalho que os seus filhos desenvolvem na escola, são infelizmente ainda uma minoria, uma élite informada e com estudos suficientes para detectar se os seus filhos estão ou não a ser bem ensinados nas escolas -- e mesmo esses às vezes, por amor aos petizes, são tendenciosos e não querem admitir que o mal não está só na sala de aula e no professor, mas na falta de tempo e de atenção que os próprios dedicam aos filhos.
O grau de ignorância é tão assustador quanto as palavras da própria presidente da Confap:

«Como pais, sabemos perfeitamente quais são os professores que gostam dos nossos filhos»

Como se o ensino de qualidade fosse uma questão de os professores gostarem ou não dos nossos filhos. Esta frase, por si só e vinda de onde vem, é reveladora da subjectividade que um tal tipo de avaliação poderia vir a causar: uma avaliação ignorante, baseada em critérios de gosto, de amizades e de inemizades, um autêntico absurdo que só vem a comprovar que a Ministra da Educação a continuar a atirar cá para fora com ideias destas precisa, ela sim, de ser avaliada!



7 comentários:

desculpeqqc disse...

De facto eu não o teria explicado melhor.

Kaotica disse...

Obrigada IFM!

Cavaleiros do Apocalipse disse...

Estes catedráticos ministeriais nunca levantaram o "cu" de uma cadeira para ver o que se passa nas escolas.....os professores já são merda e com este comportamento mais merda ficarão (desculpa as asneiras..mas tal é a minha indignação!!!)

Kaotica disse...

Asneiras dessas são aqui permitidas porque são a expressão de um desabafo. Não se pode porem generalizar: há professores bons que são tratados pior que os maus; há pais que se interessam ao lado de pais que não querem saber; há conselhos directivos interessados em melhorar a qualidade do ensino ao lado de outros que só querem lucrar com a venda de batatas fritas no bar e à custa da crescente obesidade infantil. E ainda recebem prémios de boa gestão do agrupamento!

Alien David Sousa disse...

Pois é, os pais sabem quem são os professores de quem os alunos gostam.

Bem, eu gostava daqueles que me deixaxam desenhar em paz nas aulas deles.

Anónimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»

Blog Widget by LinkWithin