quarta-feira, junho 21, 2006

Pode alguém ser quem não é?

X said... [Comentário retirado do blog W4F8]

Sinceramente quando começarem a exigir que os bloggers sejam identificados o artista conhecido por X, deixa de ser o artista conhecido por X e desaparece da blogosfera.Os blogs servem para aqueles que tendo talento (nem todos)mostrarem o seu talento, os blogs são a amostra máxima da utopia artistica, aqui não precisamos de viver num mundo pseudo artistico, não precisamos de lamber as botas a nenhum editor e não precisamos de implorar por subsídios, aqui escrevemos e publicamos.Por outro lado muitos blogs servem para denunciar situações, cuja denuncia identificada poderia trazer problemas para o denunciante. Isto não se passou com um blogger, mas sim com uma jornalista, mas quanto tempo as violações da Casa Pia foram encobertas por pessoas de bem, que não denunciavam o que se passava com medo de represálias? Os blogs podem ser uma arma contra o poder, uma forma de passarmos ideias e ideiais que no mundo real (por oposição ao virtual) tem que passar por uma selecção e triagem de partidos politicos , confrarias e irmandades. Pensando bem (e agora que escrevi estas palavras) quando exigirem a identificação dos bloggers mandarei esses senhores (quem quer que eles sejam) pró caralho e continuarei a procurar escrever de forma anónima.O anonimato (infelizmente) é a arma auxiliar da liberdade de expressão e não podemos que nos privem dela.
X

3 comentários:

Kaos disse...

A ideia da criação da obrigatoriedade de identificação do dono de um blog procura não criar uma maior responsabilização, mas sim criar uma auto censura (a outra censura virá depois). Os blogs são um espaço de liberdade, talvez o unico que ainda nos resta. Não tenho medo de saberem quem sou (nem é dificil de saber já que nunca procurei esconder-me), mas isso não é o mais importante. O importante aqui é a tentativa de criarem um maior controlo sobre algos que lhes foge das mãos.
bjinhos

Non disse...

Por acaso estou-me nas tintas para o anonimato em democracia. Já assim foi aquando da ditadura. Ia agora começar a ter medo?

Tenho vários blogs assinados este n está pq estou de férias.

Não sou jornalista...isso é verdade.

:) Boa tarde

José Pires F. disse...

Pois é amigo... eles bem vão tentar controlar a malta e como dizes obrigar-nos a autocensurarmo-nos com medo de represálias.

Conheço dois blogs que já foram a tribunal e ganharam os processos em primeira instância, mas só foram por estarem identificados, num deles, até a casa da mãe foram buscar um PC antigo que estava para lá num canto.

O blog de que falo é o http://doportugalprofundo.blogspot.com/

E tudo por causa de uns artigos sobre os Srs. Juízes.

Abraço.

Blog Widget by LinkWithin