terça-feira, outubro 10, 2006

Dona Dondoca: " Minhas fontes preferidas são a vizinha e a rádio."

A tímida determinação do Kremlin em investigar morte de Anna Politkovskaia

O silêncio do Kremlin em torno da morte de Anna Politkovskaia foi quebrado esta tarde em meia dúzia de linhas de um comunicado oficial. Segundo o texto, Vladimir Putin terá garantido por telefone a George Bush que irá realizar uma investigação objectiva ao sucedido.
Palavras que não contém a dureza das críticas ao Kremlin, à porta da antiga casa de Politkovskaia no centro de Moscovo.

Para uma vizinha, "se o povo não defender os jornalistas, mais profission

ais serão mortos, o governo no poder é corrupto e tem sempre medo da verdade. Foi a verdade que quiseram assassinar quando mataram Anna Politkovskaia".
A jornalista tinha sido baleada no Sábado, no elevador de sua casa, por um indivíduo que não foi identificado. Para os colegas e amigos trata-se de um assassínio com motivações políticas.


A jornalista era uma das vozes mais críticas de Putin, não tendo hesitado no passado em denunciar os abusos do regime, nomeadamente na região da separatista da Chechénia. Nas ruas de Moscovo os cartazes denunciam em tom de palavra de ordem: "O Kremlin matou a liberdade de expressão".

http://www.euronews.net/create_html.php?page=detail_info&article=384226&lng=6

-----------------------------------------------------------------

Irã culpa EUA por teste Nuclear da Coréia do Norte
"O teste nuclear da Coréia do Norte foi uma reação às ameaças e humilhação dos EUA".

A rádio acusou Washington de usar dois pesos e duas medidas na questão da não-proliferação nuclear, destacando sua atitude em relação a Israel e à Índia. A Índia testou uma bomba nuclear e, recentemente, o presidente George W. Bush propôs um acordo de cooperação atômica a Nova Délhi, enquanto é amplamente assumido que Israel tem centenas dessas armas e Washington nunca falou em aplicar sanções contra o Estado judeu.

Numa mensagem indireta à Organização das Nações Unidas (ONU), que considera medidas contra o programa nuclear iraniano, a rádio disse que o Conselho de Segurança da ONU não deveria punir a Coréia do Norte, mas, sim, desarmar os arsenais nucleares das grandes potências.

"Ao invés de impor amplas sanções à Coréia do Norte (...) seria melhor se o Conselho de Segurança adotasse uma sábia decisão e buscasse a plena implementação do Tratado de Não-Proliferação Nuclear. Ou seja, ele deveria buscar o desarmamento de países que possuem atualmente armas nucleares, criando assim condições para que os signatários sejam capazes de usar energia nuclear para fins pacíficos", argumentou a rádio.

O Irã é signatário do TNP e acusa potências ocidentais de estarem tentando negar a ele o direito estabelecido no tratado de desenvolver energia nuclear para fins pacíficos.

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2550501-2551000/2550939/2550939_1.xml


1 comentário:

Kaos disse...

As vozes que denunciam os crimes são muitas vezes caladas pelos criminosos. Quando isso acontece com a cumplicidade dos poderes estabelecidos atingimos a vergonha. Quantos mais terão de morrer até a tirania ser irradicada deste mundo?
bjs

Blog Widget by LinkWithin