Mais de metade da riqueza mundial nas mãos de 2%
O estudo do Instituto Mundial de Investigação indica que a riqueza está na América do Norte, Europa, Ásia e Pacífico.
O instituto, com sede em Helsínquia, afirmou que o estudo era o primeiro com dimensão mundial sobre esta questão, para a qual há poucos dados disponíveis. «Calculamos que os 2% dos adultos mais ricos do mundo possuem mais da metade da riqueza global enquanto os 50% mais pobres detêm 1%», disse Anthony Shorrocks, director do instituto.
2006-12-06 13:27 http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=749224
Não podia deixar passar em branco o escândalo mundial que este estudo revela. Como é possível que a riqueza mundial esteja tão injustamente repartida? Como podem os governos mundiais pactuar com esta imoralidade num mundo acometido pela fome? Como pode a Humanidade saber disto e seguir para a frente sem nada fazer? Como pode aceitar esta desumanidade considerando-a como apenas mais um número, uma estatística? Para quando a constituição de um supra Estado mundial que tome medidas sérias para que a riqueza mundial seja mais equitativamente repartida como única forma de acabar com a pobreza no mundo? Para quando coagir estes 2% a contribuir largamente para a criação de um fundo para prevenir os danos ambientais, para medicar e alimentar as inúmeras crianças que todos os dias morrem de fome e de doença? Para quando a Humanidade?
4 comentários:
gostaria que esse "estado mundial" fosse criado hoje, dado que é precisamente o último estágio do "quinto império" que defendo lá pelas bandas do "movimento quintano".
Mas e repara num detalhe: a China e a Índia que têm crescido a mais de 10% ao ano, ainda não têm nem sequer 2% desse número de ricos embora, juntas, reunam perto de 3 biliões de seres humanos... Ou seja, ou a prosperidade nestes países está a ser muito mal distribuída ou...
A tua última frase diz tudo: "Para quando a Humanidade?"...
É de facto imoral e desumano que a riqueza esteja tão mal distribuida e haja tanta gente a morrer de fome, enquanto uns poucos(10?) têm o dinheiro para acabar com toda esta fome e com a pobreza...
É muito triste este mundo, a humanidade deprime-me.
Beijos.
Rui Martins
Tenho que ir dar uma espreitadela ao teu Movimento Quintano pois deve ter umas ideias bem interessantes. A China e a Índia também querem comer do bolo e entram desenfreadas para essa corrida. O seu crescimento desmedido só irá agravar o estado de super-exploração dos recursos a que o mundo está sendo sujeito. Mas como travá-los? Nós, predadores, que legitimidade temos de dizer que eles não podem entrar nessa corrida? Infelizmente parece-me que só algo de muito grave com o planeta poderá deter essa marcha!
Outsider
Isto porque a "humanidade" que temos é predadora. Descobrimos que não será no céu que seremos compensados. Queremos o aqui e agora e não pensamos nas gerações vindouras. Estamos demasiado preocupados com o nosso umbigo para tomarmos consciência de que se não nos refrearmos vamos estoirar com isto em menos de um fósforo, os outros que apaguem a luz. Estamos a esgotar o planeta. Seremos realmente inteligentes ou apenas de uma esperteza saloia que sairá cara? Que Deus criou isto?
Abraços!
Enviar um comentário