sexta-feira, janeiro 19, 2007

Convocatória

A todos os interessados no processo educativo:

Convocatória para a reunião organizada pela Comissão em Defesa da Escola Pública, a realizar a 20 de Janeiro, pelas 16 horas, na Escola EB1 Sofia de Carvalho, em Algés

No passado dia 28 de Dezembro, realizou-se uma reunião da Comissão de Defesa da Escola Pública com professores dos concelhos de Oeiras e de Lisboa, ligados ao primeiro ciclo do Ensino básico e ainda um docente do Ensino superior.

Todas as intervenções mostraram as dificuldades crescentes na vida dos professores e das escolas, em consequência da aplicação das políticas do Governo, num quadro de desregulamentação – no qual cada Conselho Executivo é senhor de plenos poderes.

Na reunião foram constatadas as consequências deste processo, em termos de sucesso escolar e educativo. Foram também dadas informações sobre as condições criadas na generalidade das escolas – em que existe actualmente um clima de medo e de individualismo, levando a que se torne dominante o alheamento ou a dificuldade crescente da realização de reuniões para reflectir, debater, criticar e fazer propostas, como um modo de cada professor poder ter uma postura interventiva na vida da escola, na sua vida profissional, na sociedade.

E, entretanto, o Ministério da Educação continua a “negociar” com as direcções sindicais a forma de “regulamentar” o veneno contido no “ECD”, imposto à revelia dos professores e das suas organizações.

Estas conclusões levaram a que fosse aflorado o papel das diferentes direcções sindicais e a proliferação de organizações sindicais dos professores.

Concluiu-se ser cada vez mais necessário partilhar as dificuldades sentidas com os outros colegas, pois afinal todos estamos confrontados aos mesmos problemas. E, assim, quebrar o quadro do isolamento.

No final da reunião, foram tomadas as seguintes decisões:

- publicação de um novo Boletim desta Comissão, com o relato das intervenções;

- organizar um Encontro nacional em Defesa do Ensino Público, perspectivado para o final do segundo período lectivo;

- preparar uma nova delegação aos deputados do PS da Comissão de Educação da Assembleia da República;

- realizar uma nova reunião para acertar estas iniciativas, no dia 20 de Janeiro, às 16 horas, em Algés (na Escola EB1 Sofia de Carvalho, em Algés).

Pel’A Comissão

2 comentários:

Outsider disse...

Espero bem que estas iniciativas tenham sucesso. É vergonhoso o que estão a fazer aos professores.
Beijos.

Kaotica disse...

Outsider
É sempre bom receber essa força mesmo à distância.
Um abraço!|

Blog Widget by LinkWithin