quinta-feira, abril 26, 2007

Bombardeamento de Guernica foi há 70 anos

O bombardeamento de Guernica faz hoje 70 anos e é o exemplo de um negro momento da História da Humanidade em que um ditador - Franco - não hesitou se aliar às forças nazis para cometer o mais hediondo atentado contra o seu próprio povo.

Guernica, Picasso

(veja aqui uma Guernica adaptada ao século XXI)


"Todos vocês sabem que em Espanha nós não nos situamos

como meros observadores desinteressados..."


Há 70 anos, a Legião Condor de Hitler e a Aviazzione Legionaria de Mussolini escolheram a movimentada segunda-feira de mercado, em Guernica, para uma operação três-em-um: ajudar os fascistas de Franco a mudar o curso da Guerra Civil de Espanha, ferir de morte a resistência basca e ensaiar o primeiro ataque aéreo em massa contra uma população civil indefesa.

O número de mortos é ainda objecto de debate vivo. A destruição do arquivo da cidade e a limpeza de provas efectuada pelo franquismo dão azo a lotarias: menos de cem, mais de 1 300? No mínimo, 200 pessoas morreram, é certo. «Anedótico se comparado com o Iraque. Hoje, a violência institucionalizou-se. Mas, no contexto histórico, foi um acto bárbaro», explica a catedrática de História Contemporânea, Maria Jesus Mesa, autora de uma investigação sobre a memória colectiva do bombardeamento.

«Perdi o meu pai uma semana antes de começar a guerra civil. O meu pai foi a Madrid tratar de uns assuntos e nunca mais o vi. Passados dois anos, a Cruz Vermelha disse-nos que tinha falecido, mas não de morte natural. E não quiseram dar mais detalhes».

«O estado espanhol ainda não reconheceu a cumplicidade da ditadura franquista no bombardeamento de Guernica. Hoje, há ex-ministros de Franco que continuam a negar que o ataque foi feito pela aviação alemã».

PEDRO BALIÑO
Sobrevivente

(Visão Online)
Leia mais aqui; Leia os depoimentos e veja os vídeos


2 comentários:

rendadebilros disse...

Tens trazido para aqui estas datas 25/4 e 26/4- Guernica) todas muito bem documentadas. Tenho acompanhado vários programas na televisão espanhola , em que passam os testemunhos de alguns sobreviventes... Custa a acreditar , não é?
Beijos.

Kaotica disse...

Renda

Sim, todas essas atrocidades que a Humanidade comete contra si própria custam a acreditar. A natureza humana não é assim tão racional como nos quiseram fazer crer. E pensar que ainda hoje há tanta gente que se considera uma raça superior aos outros animais. Irracionais, eles? As forças do mal estão vivas e são hoje protegidas pelos Estados porque o desespero do capitalismo global é cada vez maior.
Abraços!

Blog Widget by LinkWithin