terça-feira, janeiro 29, 2008

Jornalismo de Pacotilha! Ou Imaginário Floribellista?


«QUANDO SER RICO É PIOR QUE POBRE»

Ferreira Fernandes (DN)

«Encontraram Heath Ledger (o actor do filme O Segredo de Brokeback Mountain) inanimado no seu apartamento, em Nova Iorque. A porteira telefonou para uma amiga dele, em Los Angeles. Distância entre Nova Iorque e Los Angeles: 4 mil kms. A actriz, por sua vez, telefonou para uns seguranças de Nova Iorque. Já vamos em 8 mil kms. Eu sei que os telefonemas atravessam quilómetros rapidamente, mas entre esses telefonemas algum tempo se perdeu: a ambulância do 911 (o correspondente americano do nosso 112) chegou depois dos seguranças. O que levou estes a terem aviso antecipado, em detrimento da saúde de um homem em agonia, encerra um drama que não é das pessoas comuns. Mas é das pessoas famosas. Elas, ao lado de badalados privilégios, têm este contra: para lutar contra a curiosidade que os cerca, esquece-se, por vezes, o essencial. Qualquer pobre diabo seria mais rapidamente socorrido que o famoso actor. Há aqui uma qualquer lição que me escapa, mas há.»


Este senhor, Ferreira Fernandes deve ser fã da Floribella, a julgar pelo título do seu edificante comentário.

E não deve viver em Portugal, senão não tirava conclusões abstrusas: “qualquer pobre diabo seria mais rapidamente socorrido que o famoso actor”. Tem-se visto a rapidez com que os “pobres diabos” do nosso país têm sido assistidos!

Além disso ele categoriza o pagode em “famosos” e “pobres diabos”, ou seja, a seu ver, quem não é famoso é um pobre diabo!

No final ainda tira esta coelhada do chapéu: Há aqui (no seu artigo) uma qualquer lição que me (lhe) escapa, mas há”. Ai há? Qual será essa lição, a da miserabilista letra da Floribella?:

Pobres dos ricos que tanto têm
Mas pra que serve tanto dinheiro?

Não tenho nada e tenho tenho tudo
Sou rico em sonhos e pobre pobre em ouro


Ou será a simplista: mais vale ser um pobre diabo morto por não ter sido socorrido a tempo, (o que seria compreensível pois não tem onde cair morto), do que um famoso rico morto por não ter sido socorrido a tempo (o que é inadmissível, então um gajo é rico e morre como os outros?)! Caramba, que génio, que capacidade de raciocínio, que escrita!!! E chama a isto o DN um artigo de "Opinião". Realmente os jornais já não podem mais baixar de nível!

4 comentários:

Porca da Vila disse...

A pobreza, neste país, será sempre a maior das virtudes! Benditos sejam aqueles que nos mostram constantemente o caminho para lá chegar...

Xi Grande

Watchdog disse...

Queres um conselho: Não leias o DN!

1 Abraço!

Kaotica disse...

porca da vila

Amen! Dois desses já foram com os cães (que mal é que fizeram os cães?)

Kaotica disse...

watchdog

Como assim? E perder pérolas destas? Se não conhecer as pérolas como vou conhecer os porcos?

PS-Parece que o Correia de Campos já não cumpre o compromisso para com os portugueses de ficar no governo até acabar de vez com o SNS.

Bjos

Blog Widget by LinkWithin