quarta-feira, janeiro 09, 2008

Quem é e de onde vem o POUS


"O POUS é um partido político fundado em 1979, como resultado da luta de militantes do PS, que se opuseram à orientação do Governo da altura, orientação que implicava a subordinação às exigências do FMI, como condição para a adesão de Portugal à CEE (mais tarde designada por União Europeia).

Estes socialistas – de que se destacaram os deputados Aires Rodrigues e Carmelinda Pereira – acabaram por ser expulsos do PS e formar, com uma Organização da IVª Internacional (a Organização Socialista dos Trabalhadores), o Partido Operário de Unidade Socialista (POUS).

O POUS faz parte do Acordo Internacional dos Trabalhadores e dos Povos (AIT), organização que liga militantes e organizações de diferentes quadrantes do Movimento Operário, todas irmanadas na sua acção democrática contra a guerra e a exploração.

Ao longo da sua existência, o POUS e os seus militantes nunca abandonaram a sua orientação inicial: intervir nos locais de trabalho, nas organizações sindicais, em todos os terrenos da luta democrática, pela independência as organizações dos trabalhadores, pela frente única, como condição para defender todas as conquistas do 25 de Abril.

O POUS tem a convicção de que é necessário construir, no nosso país, um Partido Operário Independente – com as diferentes correntes da luta de quem se bate pelo socialismo – partido no qual pretende ser uma das componentes."

In CARTA DE “O militante socialista”, nº1/2008, 04/01/2008

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin