domingo, fevereiro 17, 2008

Referendar o Tratado na Irlanda vai ser PIM PAM PUM!


Irlanda referenda Tratado de Lisboa em Maio ou Junho

O referendo na Irlanda ao Tratado reformador da União Europeia (UE) vai realizar-se entre finais de Maio e meados de Junho, anunciou o primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern, numa entrevista televisiva.

«Salvo alguma alteração, que não posso prever de momento, estamos a falar do final de Maio ou até meados de Junho, antes do início da época de férias», disse Ahern à televisão irlandesa RTE.

O primeiro-ministro irlandês, cujo país deverá ser o único dos 27 a referendar o chamado Tratado de Lisboa, disse que marcará a data assim que ficar esclarecido se a consulta será exclusivamente sobre o tratado.

Esta questão tem sido polémica na Irlanda, depois de o governo ter informado que estava a avaliar a possibilidade de referendar o tratado em simultâneo com a primeira de duas consultas populares sobre direitos das crianças.

A hipótese foi rejeitada por várias organizações de defesa dos direitos das crianças e pela própria Provedora da Criança, Emily Logan, que pediram a junção dos dois referendos sobre a infância numa única data e o referendo ao Tratado noutra.

Segundo analistas, a ideia de juntar crianças com Tratado visa aumentar o número de votantes para assegurar uma validação do referendo ao Tratado de Lisboa, num país em que os eleitores rejeitaram em 2001 o Tratado de Nice, actualmente em vigor, num primeiro referendo, vindo a alterar a sua posição numa segunda consulta.

O Tratado reformador da União Europeia (UE), assinado pelos líderes europeus a 13 de Dezembro em Lisboa, deverá ser ratificado por via parlamentar por todos os Estados-membros, à excepção da Irlanda, cuja Constituição impõe o referendo.

Até agora, o Tratado de Lisboa, que visa melhorar o funcionamento da UE e reforçar o seu peso político no mundo, já foi ratificado em cinco países, por via parlamentar: Hungria, Eslovénia, Roménia, Malta e França.

Diário Digital / Lusa
12-02-2008 18:14:00
--------------------------------------------------------------------------------------
Na Irlanda referendar o "Tratado de Lisboa" vai ser como limpar o cú a meninos. Por isso, e porque quem tem cú tem medo, os governantes estão a pensar numa estratégia de levar mais gente a participar no referendo, não vá o diabo tecê-las e aparecerem para votar só os mesmos que em tempos rejeitaram o Tratado de Nice. Eis um exemplo que mostra que, mesmo no caso de haver realização de referendo (o que só acontece na Irlanda e apenas por ser obrigada pela Constituição), há sempre o risco de se encontrarem estratégias para influenciar o modo como o referendo é feito, encontrando-se estratégias para manipular a população da forma que melhor convir aos dirigentes europeus. Diga-se de passagem que era mesmo lindo ver o tratado a ser rejeitado pelo referendo da Irlanda, mas isso está longe de acontecer. Lá teriam eles que arranjar pretextos para fazerem o mesmo que fizeram com o Tratado de Nice: se não passa à primeira, há-de se arranjar uma qualquer estratégia manhosa de o fazer aprovar à segunda!


2 comentários:

rendadebilros disse...

E , se por acaso, acontecesse o milagre?... só para ver a cara de algumas pessoas hehehehhehe
Pois bebam lá um copo à minha saúde que eu pensarei em todos aí reunidos... com invejam diga-se de passagem...
Beijos.

Kaotica disse...

Pois com certeza que vou beber à tua. Olha que bem gostava para a próxima de ir jantar às terras altas, onde se come muito e bem. Tenho um cunhado por lá e olha que quando lá vamos (muito raramente por causa de cães e gatos), leva-nos à pizzaria... nem imaginas como fico possessa! Se lá formos um dia tem que ser terras altas do Viriato, não pode ser de Berlusconni!

Bjos

Blog Widget by LinkWithin