quarta-feira, abril 09, 2008

Tocha Olimpica nazi



Eis a origem da tocha olímpica: http://br.youtube.com/watch?v=9c76ysiPlwA
Será por isso que ainda hoje, apesar dos atentados aos direitos humanos, insistem em mantê-la acesa?

Deixo aqui mais uma achega deixada em comentário pelo amigo Watchdog com este link sobre a origem da tocha na era moderna.

Leiam também o precioso comentário da Maria Lisboa, que muito oportunamente lembrou que 1936 marca a origem da tocha olímpica da Idade Moderna, mas que a verdadeira origem remonta à Antiguidade Clássica. É sempre bom poder contar convosco quando se trata de repor a verdade dos factos. Obrigada!

4 comentários:

Anónimo disse...

Kaótica,

A tocha olímpica não foi inventada pelos nazis.

Tanto a chama, como a tocha, já existiam na antiguidade.
O fogo era sagrado para os gregos (entre outros povos)e chama evocava a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo a Zeus para o entregar aos mortais. Os Jogos olímpicos eram realizados em homenagem a Zeus, a quem os sacedortes faziam sacrifícios Estes acendiam uma tocha e o atleta, que ganhasse uma corrida até ao local onde se encontravam, tinha como prémio o privilégio de a transportar para acender o altar do sacríficio. O fogo mantinha-se aceso durante todo o tempo que duravam os jogos.

Em 1928, mo arqitecto que desenhou o estádio olímpico de Amsterdão, colocou, uma torre para acender uma chama durante a realização dos jogos.
Foi a 1ª vez que a chama foi acesa nos jogos olímpicos da era moderna. Foi daqui, que partiu a chama para Atenas. E é desde aí que a chama se mantém acesa.

Em 1932, em Los Angeles, a chama voltou a ser acesa. Na cerimónia de encerramento destes jogos, foi lida uma declaração de Pierre de Coubertain (fundador dos JO da era moderna, em 1896): "Que a Tocha Olímpica siga o seu curso através dos tempos para o bem da humanidade cada vez mais ardente, corajosa e pura"

Em 1936, nos jogos de Berlim, jogos que coincidiram com o início do nazismo, baseando-se na frase dita por PC, decidiram que a chama seria transportada, por atletas, desde Atenas até Berlim (foram 3000). Por coincidência, quem propôs que esta viagem fosse feita era nazi, no entanto tudo o resto já existia como símbolo dos Jogos.

Watchdog disse...

Olha aqui está uma explicação simples das origens da Tocha Olímpica!

Beijos.

Watchdog disse...

:-) Esqueci-me do link:

http://derterrorist.blogs.sapo.pt/

aDesenhar disse...

fiquei esclarecido.
:-)

Blog Widget by LinkWithin