Já há alguns meses que não lia para os meus filhos. Houve um tempo em que lhes lia sempre, todas as noites antes de dormirem, mesmo em bebés. Entretanto ambos aprenderam a ler e houve quem dissesse que era altura de serem eles a ler os seus próprios livros, se tivessem quem lhes lesse podia dar-lhes a preguiça. Por isso chegou a uma altura em que lhes deixei de ler e eles começaram a fazer as suas leituras. Mas agora que estamos de férias apeteceu-me voltar a ler-lhes um livro. Porque desta forma partilhamos os três o momento da leitura. Trouxe comigo um daqueles que lhes comprei mas que eles não pegaram, talvez por ser um pouco grande. E todas as noites lhes tenho lido um capítulo, às vezes dois a pedido (uns são maiores que outros e a pressa e a vontade deles em saber mais um pouco da história também são grandes).
O livro que lhes estou a ler é este.
Entretanto foi para mim agradavelmente surpreendente que a minha filha tivesse lido rapidamente, logo nos primeiros dias aqui de férias, um livro que lhes li em tempos, do Pepetela.
Fiquei com a certeza de que a experiência da leitura acaba sempre por dar os seus frutos quando a semente é lançada no momento certo, ou seja desde logo.
Fiquei com a certeza de que a experiência da leitura acaba sempre por dar os seus frutos quando a semente é lançada no momento certo, ou seja desde logo.
1 comentário:
Ler é descobrir, e num ou outro momento, os miúdos sentem essa necessidade.Geralmente, eles gostam de ouvir ler e depois voltam "à carga", mas de motu próprio.Lembro-me que a minha filha também foi assim:voltava a ler sozinha os que antes lhe tinha lido.
E como curiosidade acrescento que, às vezes nos sentamos (ela já é adulta)e lemos, em conjunto, um ou outro excerto de algum mais marcante. É bom ler com os nossos filhos!
Um abraço
Esperança
Enviar um comentário