quarta-feira, julho 30, 2008

Ler não é maçada


Já há alguns meses que não lia para os meus filhos. Houve um tempo em que lhes lia sempre, todas as noites antes de dormirem, mesmo em bebés. Entretanto ambos aprenderam a ler e houve quem dissesse que era altura de serem eles a ler os seus próprios livros, se tivessem quem lhes lesse podia dar-lhes a preguiça. Por isso chegou a uma altura em que lhes deixei de ler e eles começaram a fazer as suas leituras. Mas agora que estamos de férias apeteceu-me voltar a ler-lhes um livro. Porque desta forma partilhamos os três o momento da leitura. Trouxe comigo um daqueles que lhes comprei mas que eles não pegaram, talvez por ser um pouco grande. E todas as noites lhes tenho lido um capítulo, às vezes dois a pedido (uns são maiores que outros e a pressa e a vontade deles em saber mais um pouco da história também são grandes).

O livro que lhes estou a ler é este.

Entretanto foi para mim agradavelmente surpreendente que a minha filha tivesse lido rapidamente, logo nos primeiros dias aqui de férias, um livro que lhes li em tempos, do Pepetela.

Fiquei com a certeza de que a experiência da leitura acaba sempre por dar os seus frutos quando a semente é lançada no momento certo, ou seja desde logo.

1 comentário:

o escriba disse...

Ler é descobrir, e num ou outro momento, os miúdos sentem essa necessidade.Geralmente, eles gostam de ouvir ler e depois voltam "à carga", mas de motu próprio.Lembro-me que a minha filha também foi assim:voltava a ler sozinha os que antes lhe tinha lido.
E como curiosidade acrescento que, às vezes nos sentamos (ela já é adulta)e lemos, em conjunto, um ou outro excerto de algum mais marcante. É bom ler com os nossos filhos!

Um abraço
Esperança

Blog Widget by LinkWithin