quinta-feira, agosto 14, 2008

China: o Sol quando brilha não é para todos...

Image Hosted by ImageShack.us

"Podemos escolher o que semear,mas somos obrigados a colher aquilo que plantámos."
Provérbio chinês

«(...)

Aliás, tanto quanto se sabe, têm sido precisamente as questões ambientais que têm levado à indignação das populações e a inúmeros tumultos no país: até porque a crescente classe média (e não só), exige um ambiente mais limpo.

Não admira, pois, que na China já hoje se contabilize cada dia em que o sol brilha num céu azul, livre de nuvens e de poluição. Nos documentos do Plano “Defending Blue Sky” (“Em defesa de um céu azul”), posto em prática a partir de 1998 em Pequim, refere-se que os veículos motorizados são os responsáveis pelas emissões diárias de 3600 toneladas de poluentes. Outra coisas não seria de esperar numa cidade onde circulam actualmente 2,6 milhões de veículos motorizados e onde, para além disso, em cada dia se fazem à estrada mais 1000 novos veículos. Recorde-se, a este propósito, que em finais de 2004 existiam na China aproximadamente 24 milhões de veículos automóveis em circulação e que, se o uso do carro se aproximasse dos níveis dos EUA este número andaria pelos mil milhões de veículos. Ora as autoridades definiram a indústria automóvel como um dos pilares da economia chinesa e, em 2006, estima-se que as vendas de veículos tenham subido 50%, custando a gasolina 2,4 Dólares/galão (metade do preço médio europeu).

(...)»

Ler todo o texto aqui

1 comentário:

Anónimo disse...

Anónimo…

Eu já sabia que esses gajos eram todos uns comunas. Aqui está a prova: os gajos até vão fazer um jantar de blogues na Festa do Avante, valha-me Deus. Andam para aqui a dizer-se de esquerda, sempre do contra. E afinal são uns comunas assumidos. Não volto cá mais. Só vinha cá porque tinha curiosidade em confirmar as minhas suspeitas. Havia de haver o dia em que estes gajos haviam de se revelar. E já sabia muito bem que os gajos eram todos uns comunas, com as coisas que dizem e que defendem. Malditos vermelhos vão mas é lá para a ex-União Soviética ou para a China. Querias, a China, estar agora lá a ver os jogos olímpicos e aquele movimento todo. É bem feita! Não concordam com nada, estão sempre contra tudo e a dizer mal de todos, até da União Europeia, como se nós pudéssemos sobreviver fora da União Europeia… são contra os tratados, ficam contentes cada vez que a União Europeia não avança para a frente e só vêm abismos ao fim de tudo.
Por isso passam as férias no Alentejo, seus comunas, vão mas é trabalhar para a reforma agrária! Festa do Avante… blogues... PFFFF!

Blog Widget by LinkWithin