sexta-feira, janeiro 09, 2009

Governo PS: Obstinação e Insanidade

Imagem daqui

In http://diasdofim.blogspot.com/


só o ps tem razão!

há uns tempos, no programa "prós e contras", rosário gama comparou o governo ps a uma mãe que vê o seu filho marchar ao contrário dos outros todos e clama: "vão todos ao contrário, só o meu filho vai bem..."

esta ideia vem crescendo à medida que cresce, também, a contestação em torno da acção política do ministério da educação. as reacções foram-se acumulando, oriundas das mais diversas instituições, privadas, públicas, e mesmo de dentro do próprio ministério da educação. as manifestações sucederam-se, os cientistas pronunciaram-se. instituições internacionais emitiram as suas opiniões. sempre e todos questionando a acção do ME e a sua nas mais diversas áreas com especial ênfase para as falhas e problemas inerentes ao seu modelo de avaliação de desempenho. a contestação foi tal que o ME foi simplificando um modelo mau, tornando-o num modelo pior.

a ministra da avaliação não avalia. a teimosia e a obstinação conseguem-lhe da imprensa portuguesa os títulos de indiferente, surda, obstinada e até autista.

mas a saga de mlr continua. a saga da cegueira. a saga da incapacidade de governar. surgem, por isso, os truques, as manhas, as pressões, as negociações só de nome, só para queimar tempo.

uma greve inaudita de mais de 90% de adesão e a assembleia da república resolve agir. primeiro, falhou devido a um lamentável episódio da bancada psd. e hoje falhou com os projectos do be e de "os verdes" a serem chumbados tangencialmente com 113 votos a favor, 114 contra e 1 abstenção.

o país inteiro, à excepção de 13 professores do ps e de 114 deputados do mesmo partido, a olharem a constituição das próximas listas para as legislativas, está a clamar a inexequibilidade, a incorrecção científica e a suspensão de um modelo moribundo e esfrangalhado. mas o ps lá continua, cheio de razão, da sua isolada e mesquinha razão, marchando a descompasso de todo o país. nada parece interessar. nem mesmo que alguns dos seus percebam o erro e tentem trazer à razão o pelotão marchante.

resta perguntar: qual o preço?
qual o preço a pagar pela insanidade?
qual o preço a pagar pelos prejuízos causados na escola pública?
é que, quando os professores dizem "escola pública", vêem crianças e jovens com direito a aprender e a crescer aprendendo.
e os políticos? que vêem os políticos quando dizem "escola pública"?!

jpvideira

1 comentários:

AnaLee disse...

É possível enganar muita gente durante algum tempo, pouca gente durante muito tempo, mas não é possível enganar TODA a gente durante TODO o tempo...
Chegará o dia desta cambada tombar com estrondo, esperemos que o mal que foram semeando ainda tenha então remédio.

0:23:00

paula montez disse...

não podemos limitarmo-nos a esperar. Cada lei absurda que se publica atenta contra a escola pública, alterando-a no sentido de desmantelar o que estava construído. Partir a carreira e criar avaliadores e avaliados rompe com o espírito solidário das equipas educativas, trabalhando em conjunto para um mesmo fim: instruir os alunos, cumprir os programas,cooperar com outros professores para que o aluno seja colocado no centro das atenções. Os professores foram instruídos para ensinar (e avaliar os conhecimentos dos alunos?), não para avaliar as práticas dos colegas. Mais ainda do que a carreira docente - todos os trabalhadores têm o direito a salvaguardar os seus direitos profissionais! - está em causa a dignidade dos docentes e dos educadores e está em causa a escola pública democrática centrada no sucesso do aluno. É o próprio ME que promove e incentiva que o ensino se converta numa corporação em que alguns, nem sempre os mais capazes, sejam avaliadores e outros sejam avaliados, contratados porta-a-porta por gente administrativa dessas corporações. Às ordens do senhor director e seus tentáculos. Estes, os directores, pobres diabos a mando do ME no topo da pirâmide, fingem uma ilusória autonomia, dão-lhes benesses monetárias, suplementos. Eis a escola contrária à verdadeira democracia, com equipas e assembleias. Quando a escola não for um exemplo de democracia, que ideia terão os nossos filhos da democracia? Encerrados dentro de muros cada vez maiores, numa escola cada vez mais fechada sobre si própria, os filhos do povo serão contidos ali sem grandes perspectivas de poder vir a competir com os meninos das escola privadas. Uns serão os futuros trabalhadores, uma enorme geração de precários alimentando o sistema, enquanto os outros facilmente se colocarão à frente do sistema. Não é essa desigualdade de oportunidades que queremos!

(logo, às 18:30, reunião de professores organizada pela Comissão de Defesa da Escola Pública, com a presença de dirigentes sindicais e elementos dos movimentos, Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras) Mais informações aqui

2:12:00

Frases sobre Teimosia

"A teimosia nasce da arrogância." (São Tomás de Aquino)

"Teimosia e estupidez são gêmeos." (Sófocles)

"A força de vontade dos fracos chama-se teimosia."
(Marie von Ebner-Eschenbach)

"Muitas pessoas se prezam de firmes e constantes que não são mais que teimosas e impertinentes." (Marquês de Maricá)

"A teimosia tem o seu lado útil. Você sempre sabe o que estará pensando amanhã." (Glen Beaman)

"O teimoso que nunca atende ao conselho amistoso, encaminhar-se-á na certa para o perigo." (Textos Budistas)

"Confiança e fé são as suas coisas principais. Você não deve se permitir ser teimoso." (James Dean)

"As coisas que queremos e parecem impossíveis só podem ser conseguidas com uma teimosia pacífica." (Mahatma Gandhi)

"Eu não sou teimoso. Teimoso são aqueles que teimam comigo."
(Antonio Carlos Magalhães)

"Teimosia é firmeza de caráter adulterada pela estupidez."
(Friedrich Nietzsche)

"Um homem fará mais pela sua teimosia do que pela sua religião ou pelo seu país." (Ed Howe)

"Em face a um obstáculo que é impossível superar, teimosia é estupidez. (Simone de Beauvoir)

"Conheço o gênio teimoso desse homem: não pode ser dobrado, só pode ser quebrado." (Sêneca)

"A teimosia é a força do fraco." (Johann Kaspar Lavater)

Frases daqui


2 comentários:

Pata Negra disse...

J+a está tudo dito, já está tudo escrito, já está tudo opinado. O pior é que os homens da mistura de som poêm sempre o microfone deles muito mais alto dos que os nossos.
Só há uma solução, sabotar a corrente e pôr tudo às escuras!
Triste povo o que teima em repelir a educação e em regar os salazaritos!
Um abraço à beira da loucura

Kaotica disse...

compreendo-te! Como eu te compreendo!

Blog Widget by LinkWithin