segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Bloco de Esquerda: propostas

Imagem daqui

BE contra despedimentos em empresas com lucros - EVA CABRAL


VI Convenção. Corrente minoritária quer programa anti-capitalista

Bloquistas dizem que empresas com apoios não merecem dividendos

As respostas de esquerda à actual crise financeira, económica e social marcaram o discurso de abertura da VI Convenção do BE, com Francisco Louçã a deixar duas propostas concretas: a proibição de despedimentos em empresas que apresentem resultados positivos e o não pagamento de dividendos aos accionistas naquelas que tenham recebido qualquer forma de apoio estatal.

O líder do BE defendeu igualmente que "tudo o que é bem comum deve ser público" dando como exemplos os sectores da água, saúde, comunicações e energia. Segundo Francisco Louçã, a questão das nacionalizações é uma prioridade, lembrando que "a expropriação do bem comum pela sofreguidão conduziu ao desastre". Na lista encabeçada por Louçã figuram os dirigentes que o têm acompanhado nos últimos anos, com excepção de Joana Amaral Dias.

O dia de ontem ficou ainda marcado pela intervenção de Isabel Faria - de uma das duas listas alternativas à actual direcção -, que defendeu que o Bloco devia avançar com a criação de um verdadeiro programa anti-capitalista que incluísse a esquerda do PS, o PCP e Manuel Alegre.

Para Isabel Faria, depois de dez anos de presença coerente na oposição o BE deve agora esforçar-se para ser uma alternativa efectiva de poder.


in Diário de Notícias, 08/02/2009

1 comentário:

Safira disse...

Olá Amiga!

Já tenho conhecimento das novidades de Pedreira, minha querida, não lhe vai servir de nada . Os professores não querem a divisão da carreira e pronto! Qual foi a perte que o ME não entendeu?

Já estive no Bilros e tb deixei lá um comentário. Entretanto há razões para sorrir. Espreita o Umbigo.

Olha, se tiveres as fotos do jantar podes mandar, ok?

O joaquim está com uma grande gripe, com febre e arrepios. Acho que ele ia hoje ao médico, depois dou-lhe o teu abraço.

Beijinhos,

Safira

Blog Widget by LinkWithin