quinta-feira, julho 23, 2009

Explodir ou explorar, eis a questão

Num dos recortes de jornal guardados leio:
"Operários ameaçam explodir fábrica em França"

e logo me vem à cabeça a pergunta: Explodir? Por que não EXPLORAR? Sou absolutamente pela ocupação das fábricas e dos postos de trabalho por parte dos trabalhadores ameaçados pelo despedimento sem justa causa. Haverá alguma moralidade em despedir pessoas, deixando-as sem qualquer perspectiva de presente e de futuro? E não me venham dizer que é a crise: antes do encerramento de cada fábrica, de cada empresa, é preciso saber qual a viabilidade e o interesse produtivo e estratégico para o país.

Os trabalhadores têm nítida consciência se uma fábrica/empresa é ou não viável e produtiva. Claro que não estou a falar da viabilidade com que os donos das fábricas/empresas argumentam. Ser viável não quer dizer que tenha que duplicar ou quadriplicar os lucros. Ser viável é dar emprego, assegurar a produção e não dar prejuízo.

Se o patronato é guloso e isto não lhe chega, então que os trabalhadores ameaçados de despedimento ocupem os seus postos de trabalho e levem o negócio para a frente. Tudo o que produzirmos cá, não compraremos lá fora!




Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin