quinta-feira, julho 23, 2009

Debate público: «A Origem da IV Internacional e a sua ligação ao POUS»

Convite para reunião na sexta-feira, dia 24 de Julho, às 21 h 30 m, na Sede do POUS

Rua de Santo António da Glória, nº 52 B, cave C, em Lisboa (ver localização em anexo)

Objectivo: Debater a origem da IVª Internacional e a sua ligação com o POUS

Caros amigos e camaradas,

Vocês conhecem as propostas defendidas pelos militantes do POUS, propostas que têm sempre duas particularidades: têm como objectivo serem postas em prática com militantes e trabalhadores de outros partidos (ou sem partido) e colocam sempre o problema do Governo.

Por que é que – sendo elas desta natureza e, portanto, terem facilmente a adesão da maioria dos trabalhadores – não se consegue a sua realização, nem fazer com que a fonte de onde partem cresça na proporção desta adesão?

Onde estão os obstáculos? Serão eles normais, no quadro da luta da nossa classe para se emancipar?

Não serão estes obstáculos os mesmos que dificultam a construção do POUS, Secção portuguesa da IVª Internacional?

Os militantes do POUS – constantemente “acusados”, pelo jornalismo comum, do delito de serem pouco numerosos – têm consciência de que é necessário discutir e demonstrar todas as suas posições e propostas. Só assim poderá haver uma base sólida na intervenção de quantos decidem assumir essas propostas, bem como se poderá compreender como as dificuldades de organização estão ligadas às dificuldades da nossa classe.

O que não chega para deter os revolucionários, já que estes agem para mudar estas condições, para que estas se tornem favoráveis.

Nesta linha de orientação – depois de termos debatido a relação histórica entre a batalha actual a desenvolver em Portugal, pela unidade de todas as organizações que se reclamam do socialismo, para a constituição de um Governo que rompa com as políticas da União Europeia e com a própria União Europeia, e a luta dos revolucionários na década de 30 do século passado (pela unidade entre o PC e o SPD, na Alemanha, para impedir a eleição de Hitler) – propomos agora um debate sobre a IVª Internacional.

Faremos também, nessa reunião, o ponto da situação no processo de organização das listas pelo POUS às eleições para a Assembleia da República.

Saudações socialistas

O Secretariado do POUS

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin