quarta-feira, outubro 17, 2007

Pobreza/Riqueza Extremas e Tratados assinados em papeis molhados

Tratado simplificado
(Texto de Arquivo)

O Meu Compadre



O meu compadre

Que é rico, disse-me:

Tira os olhos do chão

Aceita o meu concelho

Não aceites derrotas

Tira os olhos do chão

Tira os olhos do chão


E eu respondi

Ó meu amigo, ó meu palerma

Se eu tenho os olhos no chão

Não é por estar derrotado

É pra ver o caminho

E é pra ver o que calco

Que eu não ando nas nuvens

A pisar pó de talco

A pisar pó de talco.


Vamos, vamos, vamos

Tomar cuidado

Com promessas assinadas

Em papel molhado


O meu compadre

Que é rico, disse-me:

Eu cá sou democrata

Cumprimento as vizinhas

Como pão e sardinhas

Até as como da lata

Que eu cá sou democrata.


E eu respondi:

Ó meu amigo, ó meu cretino

Democratas assim

Tem a gente de sobra

A vender a banha de cobra

E a afinar o latim

Pela nota corrente

E pela nota de mil

Democratas assim

Até há dois no Brasil

Até há dois no Brasil


Vamos, vamos, vamos

Tomar cuidado

Com promessas assinadas

Em papel molhado


O meu compadre

Que é rico disse-me:

Somos todos irmãos

Que é que interessa eu ser rico

Não faz mal tu seres pobre

Somos todos irmãos


E eu respondi:

Ó meu amigo, ó meu hipócrita

Se somos todos irmãos

Diz-me então onde andavas

Quando, algemas nas mãos

A gente pagava as favas

Por só querermos ser gente

E como gente falar

Diz-me de que lado estavas

Antes disto mudar

Antes disto mudar


Vamos, vamos, vamos

Tomar cuidado

Com promessas assinadas

Em papel molhado.


Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin